Depois de quase falir, empresário cria rede de lanchonetes temática que fatura R$ 380 milhões ao ano

31 de maio de 2022 por Vanessa Brollo

A história do Ari Andrade da Silva com o empreendedorismo começa quando ele assumiu o negócio da família, um restaurante que servia frutos do mar, em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul. Depois de 9 anos, quase falido, decidiu sair do negócio familiar e abir um restaurante próprio. Em 2011, Ari abriu o que seria o início de um negócio de sucesso: a Mundo Animal Lanches, como a lanchonete era chamada no início.

“Eu não tinha nem a fachada, abri apenas com o cardápio. Mas o local já tinha essa temática lúdica da selva e todas as opções de comida tinham nomes associados a animais”.

O sucesso foi instantâneo. No segundo dia de funcionamento já havia fila de espera, cenário que se repetiu durante três anos. Um ano após a abertura do restaurante, Ari recebeu a notícia que iria se tornar pai. No início da gestação, os pais descobriram que o bebê tinha um problema cardíaco. 9 meses após o nascimento, o pequeno Henry Ary precisou passar por uma cirurgia de correção e não resistiu. Nesta época, o empresário pensou em desistir dos negócios, mas logo em seguida sua esposa engravidou novamente e ele precisava trabalhar para sustentar a família. “Entender o tempo de Deus é algo muito difícil, mas aos poucos fomos voltando a acreditar na palavra”, comenta Ari, que hoje tem mais 3 filhos.

Neste período começaram a aparecer pessoas interessadas em franquear a Mundo Animal Lanches. Foi quando a marca entrou em processo de licenciamento. Em 2018, já eram 12 unidades licenciadas, localizadas no interior do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além disso, a rede de lanchonetes ganhou dois sócios, Marcos Gundel e Jian Lorenzetti. Com a chegada dos sócios outras mudanças aconteceram e uma das principais foi que a rede ganhou um mascote exclusivo: o leão Leonel. Duas vezes por noite, o rei da selva faz uma entrada triunfal quando as luzes se apagam e, junto com os colaboradores da unidade, apresenta um show, que empolga os frequentadores. 

A pandemia  desafiou o modelo de negócio, mas mesmo assim ainda foram inauguradas outras 15 unidades. Hoje já são 50 lanchonetes em funcionamento e mais 90 que devem inaugurar até o final de 2023, gerando um faturamento de R$380 milhões ao ano. Até 2023 a marca deve alcançar o número de 140 estabelecimentos em funcionamento.

 

@euamomundoanimal