Da arquitetura para o mundo dos produtos artesanais

11 de março de 2021 por Vanessa Brollo

Formado em arquitetura e urbanismo, Jorge Gonçalves sempre teve a gastronomia como sua paixão. Porém, o que ele não esperava era que um hobby antigo pudesse se tornar um empreendimento, uma marca de produtos naturais e artesanais, voltada para a produção de geleias, sais e azeites.

Confesso que pelas minhas viagens pelo mundo, quando sentava para tomar um café em um lugar charmoso, uma padaria, doceria ou visitava um empório, ficava imaginando que ao me aposentar poderia abrir um lugar parecido”

O que ele não sabia é que essa mudança aconteceria tão rápido. Enquanto ainda trabalhava em um escritório de arquitetura, planejou e executou um cardápio na casa de amigos e uma das convidadas quis comprar o molho pesto que ele fez. O Jorge ofereceu para dar a receita, mas o dono da casa disse que ele deveria vender. “Isso me deu um insight, e eu comecei a pensar que poderia ser uma ideia de negócio. Foi uma sementinha do empreendedorismo plantada em mim”.

Ao resgatar as receitas da família teve a inspiração de combinar os sobrenomes das bisavós materna e paterna para batizar a empresa. Assim surgiu a Vivian Parre, uma homenagem a Catarina Vivian e Josefina Parre. Além do nome ser uma homenagem à sua família, as geleias são releituras de antigas receitas de suas bisavós. O empreendimento começou a dar resultados positivos e a procura por seus produtos aumentou. Jorge então precisou decidir: mantinha a profissão como arquiteto ou seguia como empreendedor com sua própria empresa.

Mesmo trabalhando em um escritório, com a vida estável e há 1 mês de tirar férias (já tinha comprado passagens, reservado hotel e me programado para isso) a carga e o cansaço me fizeram decidir por outro caminho. Em comum acordo, sai do escritório. Pude viajar não mais focado em observar a arquitetura e urbanismo do local, mas sim em alimentos, produtos, embalagens, gestão de lojas, enfim, tudo o que estava relacionado com o negócio que estava prestes a nascer

 

Apesar de ter uma reserva financeira, ele voltou da viagem cheio de dúvidas. Procurou ajuda no Sebrae-SP e diz que o apoio que recebeu foi essencial para seguir em frente. “A partir das orientações formalizei a empresa, fiz todos os cursos de gestão financeira, caixa, Canvas, tudo o que fosse relacionado a esse universo empresarial que para mim que venho de uma área de criação é muito diferente e desafiador. Fiz meu plano de negócios e nessa época descobri que o que eu vendo não são produtos, mas sim carinho em forma de presente”. Hoje a empresa conta com 15 sabores de geleias artesanais que têm uma redução de 40% de açúcar, além de azeites e sais aromatizados.


As dicas do Jorge

- Acredite em VOCÊ! Já dizia Tom Ford: "se penso que posso ou penso que não posso, então eu posso!" Use sempre seu poder de decisão para fazer acontecer!

- O que faz seus olhos brilharem? Aproveite o que te faz feliz para desempenhar o seu melhor! Com certeza todo mundo vai perceber e o reconhecimento será apenas umas das consequências!

- Tenha foco, seja persistente, busque novas experiências e várias fontes de inspiração: transforme o que já existe em algo melhor! 

@vivianparre

Crédito das fotos: Ricardo Matsukawa