Gente, eu não tenho muito tempo para ficar na cozinha e vivo em busca de receitas fáceis para o meu dia a dia. Assim como muitas mulheres, corro o dia todo e quando chego em casa não quero comer qualquer coisa né? Por isso me encantei com o projeto da Mirussia Remuzka, o Cozinha e Liberdade. Um curso online onde ela mostra que se você fizer o preparo das refeições uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias, nos outros dias é possível finalizar um prato e servir uma refeição fresca e saborosa para a sua família em apenas 15 minutos. Mas para entender como surgiu esse projeto, eu quero te contar a história da Mirussia. Desde a faculdade ela trabalhava com eventos corporativos, e depois que organizou a festa de aniversário do filho de uma amiga começou a se envolver no mercado de festas. Abriu uma empresa e se especializou em festas à domicílio. Com tantos compromissos, a Mirussia me contou que acabou se perdendo um pouco na rotina do dia a dia, no cuidado da casa e dos filhos. “O que aconteceu nesse processo é que comecei a perceber que as atividades paralelas consumiam um tempo importante do meu tempo, que estava fazendo falta com as crianças e com o trabalho”. Ela cronometrou e viu que gastava em média 1h30 por dia com o almoço entre ingredientes , preparo e limpeza. “Como odeio comida requentada e fazer comida fresca todo dia não estava funcionando, comecei a testar soluções intermediárias, que preservassem o sabor da comida fresca e me deixassem livre durante a hora do almoço”. Depois de muitos erros e acertos ela chegou aos pré-preparos e pratos semi- finalizados que rendem diversos outros pratos . Para tirar o que ela chama de "gosto de comida congelada", a Mirussia descobriu os aceleradores que potencializam o sabor dos alimentos em pouco tempo, como manteiga de ervas e azeite aromatizado, por exemplo. E foi para resolver um problema dela, que a Mirussia acabou criando um novo produto: o curso online Cozinha e Liberdade. E é pela internet que ela ensina tudo o que descobriu. “O curso é voltado para a mulher que trabalha fora ou que empreende e que tem filhos, marido, casa, cachorro e papagaio”. Mas gente, claro que pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias você vai sim ficar um bom tempo na cozinha, mas tem tanta vantagem depois que vale a pena. “No restante dos dias você levará 15 minutos para finalizar o prato e servir uma refeição fresca e saborosa para sua família. Além de saber exatamente os ingredientes que está oferecendo e com todo amor que só mãe coloca, né?” E por falar em amor, a empresária complementa: ”Acredito que é na cozinha onde a família constrói sua identidade, é onde se formam memórias e onde o amor transborda e onde transformamos o afeto em alimento”.
-A principal dica vai um pouco contra a maré. Não empreenda visando dinheiro, empreenda no que você é bom. Não que isso não vá envolver planejamento, dedicação, estudo e estratégia de mercado. Mas a tua chance de sucesso está na sua afinidade e não na área mais promissora do mercado.
-Aprenda a dizer NÃO: Uma das coisas mais difíceis quando você começa um negócio é definir e manter o foco do negócio. Você vai ouvir diversas propostas paralelas, e encontrar diversas necessidades de clientes pontuais para serem atendidas. Mas você precisa manter a cabeça no lugar e saber o que você quer entregar. Acredito que integridade da marca e foco do negócio é algo imprescindível .O cliente mais do que ver, SENTE e essa segurança dele é que vai te garantir no mercado.
-Invista em rede de relacionamentos: esse suporte é essencial para o seu negócio, participe de encontros, feiras, workshops. Troque experiências, faça permutas, monte grupo de estudos.É essa rede que te deixa firme no seu propósito e te ajuda no seu negócio.