A produção de velas artesanais é a aposta da maquiadora que ficou quase sem clientes na pandemia

30 de março de 2021 por Vanessa Brollo

A Liss Barduco é maquiadora e estava sempre com a agenda cheia, mas veio a pandemia, o salão fechou e ela pensou que ficaria em casa por duas semanas no máximo. Assim como a Liss, ninguém poderia imaginar o que viria a seguir. O salão ficou 5 meses fechado. “Depois de 26 anos como maquiadora, confesso que o primeiro mês foi de descanso”.

Mas com o tempo, além de ficar sem rendimento, a Liss começou a ficar angustiada e preocupada. E foi a filha dela que deu o empurrão inicial para que aproveitasse melhor o tempo livre fazendo artesanato. “Eu já tinha feito várias coisas como, velas, mosaico, cerâmica, sabonetes, bijuterias. Mas eu sempre presenteava a família e as amigas no final do ano, nunca comercializei “.

Inicialmente pensou em cerâmica, mas por conta do investimento e da logística, desistiu. Enquanto pensava no que fazer apareceu no feed do facebook a propaganda de um curso de velas com concreto.

“ Achei que seria mais fácil pois eu já dominava as velas e teria que aprender só a parte do cimento. E além disso tinha uma pegada parecida com a cerâmica, mas com um processo mais simples”.

E assim começou o trabalho da Liss com velas com base em concreto e cera de soja. “As velas têm um processo 100% artesanal, com uma pegada ecológica e sustentável. Não uso parafina e sim cera vegetal, pavio de algodão e embalagens de papel”. Como seria muito difícil fazer esse trabalho dentro de casa, ela contou com a filha como “investidora anjo” para pagar o aluguel de um espaço. “Encontrei uma casa de terapias alternativas e no fundo tem um espaço que era a lavanderia da casa. Por conta da flor da lavanda, do cheiro da cor e mais o local nasceu @alavanderia”.

A Liss tem feito as vendas das velas pelas redes sociais e já está montando uma lojinha no próprio Instagram. Mesmo depois da pandemia ela não pretende abandonar o ateliê e já pensa em ser maquiadora e artesã ao mesmo tempo até para sentir o que fará mais sentido para ela. Esse Plano B da Liss vai muito além da questão financeira.

Vir para o ateliê todos os dias é essencial para o meu equilíbrio emocional, pois aqui eu crio e produzo ocupando minha mente e usando meu corpo.Pois o trabalho é braçal também”.

A artesã diz ainda que é motivador acordar todos os dias sabendo que tem um compromisso e que o negócio depende dela para acontecer.

As dicas da Liss

-A primeira dica acho que é foco, determinação e disciplina, venho todos os dias para o ateliê, faço uma rotina de trabalho!

-A segunda é que empreender tem muitos detalhes e é impossível saber de tudo, então eu procurei ajuda de um consultor financeiro que me fez ver o meu negócio como empresa, me ensinando todo processo até chegar na venda do produto!

@alavanderia

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
NANNY
02 de abril de 2021 Responder
Tudo lindo Lis, vc , sua história,seu trabalho!
MARCIA BEBBER
31 de março de 2021 Responder
Oi Lis! Que linda história e belíssimas peças!Você continua levando beleza para as pessoas! Parabéns pelo plano "B"! Beijos e sucesso sempre!
LISS BARDUCO
31 de março de 2021 Responder
Obrigada Marcia, como diz a minha mãe é um trabalho feito com as mãos, cabeça e coração!
JÚNIOR DE OLIVEIRA
30 de março de 2021 Responder
A Liss sempre foi um exemplo em vários sentidos, como profissional, mãe, amiga e ser humano!!! Eu não tinha dúvidas que ela sempre pode se reinventar, pois ela é perfeita em tudo que faz!! Multi talentosa e sensível ???? já sou fã e cliente, recomendo de olhos fechados
LISS BARDUCO
31 de março de 2021 Responder
OOOOO meu amigo querido, como não amar e se emocionar com as suas palavras, você sabe que a recíproca é mais que verdadeira. Seu talento é indiscutível, você deveria contar a sua história aqui, não deixa de ser um plano B
GIOVANNA
30 de março de 2021 Responder
Inspiração!!!! <3
LISS BARDUCO
31 de março de 2021 Responder
Você é a minha maior inspiração, te amo!
LUIZA
30 de março de 2021 Responder
Muito linda essa história! Realmente, temos q procurar algo q faça sentido e nos dê prazer, assim o lucro vem! Parabéns pelo lindíssimo trabalho!
VANESSA BROLLO
30 de março de 2021 Responder
Oi Luiza, sou a jornalista responsável pelo blog. Que bom que gostou da história da Liss, é realmente uma inspiração. Vanessa
LISS BARDUCO
31 de março de 2021 Responder
Obrigada Luiza, sempre tive o privilégio de fazer trabalhos que amo!
Comentário: X
Nome:
Email: