A inspiração da empreendedora que começou organizando excursões para a praia e hoje elabora roteiros personalizados para a Europa

07 de janeiro de 2025 por Vanessa Brollo

Patrícia Miravete é uma prova de como a perseverança e a capacidade de se reinventar podem transformar desafios em grandes conquistas. Aos 35 anos, viúva e mãe de dois filhos pequenos, Patrícia precisou buscar alternativas para reconstruir sua vida. “Até tentei trabalhar em empresas tradicionais, mas não queria ficar longe dos meus filhos”, conta. Depois de muitas tentativas que não deram certo — como vender roupas, doces e semijóias —, ela teve um estalo: organizar excursões.

Sem experiência prévia, mas com muita determinação, Patrícia encontrou inspiração em seus filhos para a primeira experiência: um passeio para o Parque da Xuxa, em São Paulo. Residente de Campinas, ela convidou mães de sua comunidade e o evento foi um sucesso, sendo repetido diversas vezes. Mas Patrícia queria mais. Movida por seu próprio sonho de conhecer o Rio de Janeiro, ela organizou um roteiro bate-volta para a cidade maravilhosa.

“A minha ideia foi muito bem recebida pelas pessoas do meu bairro, que foram os meus primeiros clientes. Eles confiaram em mim e esse apoio foi fundamental para dar início ao meu negócio”, relembra. Conforme ganhava confiança e expandia sua rede de contatos, Patrícia ampliou os roteiros, levando grupos para destinos nacionais e, mais tarde, internacionais.

Hoje, Patrícia organiza viagens personalizadas para a Europa, e seu destino mais marcante é a Itália. “Esse país sempre me fascinou, e poder levar meus clientes para viverem o sonho de andar de gôndola em Veneza ou explorar as ruínas do Coliseu em Roma é um prazer indescritível. Cada viagem é única, mas as respostas dos meus clientes ao vivenciarem esses momentos são sempre inesquecíveis.” Paris e Amsterdã também ocupam um lugar especial em sua trajetória, mas ela está animada com os planos de explorar destinos menos tradicionais, como países da Europa Oriental, e aumentar os roteiros para Portugal e Espanha em 2025.

Para Patrícia é  essencial ter cuidado ao selecionar hospedagens, transportes, atividades culturais e até as regras e costumes locais. “Acredito que o segredo está nos detalhes: garantir que o roteiro atenda às expectativas e necessidades individuais de cada cliente, para que eles vivam o destino de uma maneira autêntica e confortável”, explica.

Ela também dedica atenção especial ao público mais velho, que muitas vezes viaja sozinho ou sem companhia fixa. “Essas pessoas buscam se conectar com outras e viver novas experiências. Quero que meus clientes se sintam bem acompanhados em todos os momentos, sem surpresas”. Sua preparação inclui o envio de um guia completo com dicas sobre clima, bagagem, documentos e custos extras, além da presença de um guia local brasileiro durante os city tours.

As dicas de Patrícia para quem deseja empreender no ramo de viagens

  1. Comunique-se bem e seja sociável: trabalhar como guia exige interagir com diferentes tipos de pessoas. Ser empático, saber lidar com personalidades diversas e criar um ambiente de confiança são habilidades essenciais.
  2. Tenha energia e foco: organizar viagens não é apenas diversão. O trabalho exige organização, atenção aos detalhes e muita disposição, especialmente em roteiros mais longos e complexos.
  3. Tenha coragem para os desafios: o empreendedorismo no setor de viagens pode ser imprevisível. “Arrisque, aprenda e inove. O sucesso vem da adaptação constante e da vontade de sempre evoluir. Não tenha medo de tentar novos destinos ou formas de fazer seu negócio crescer”, encoraja Patrícia.

@patriciamiraveteturismo