A fotógrafa conseguiu driblar a crise durante a pandemia com os ensaios de 15 anos

09 de julho de 2021 por Vanessa Brollo

Muitas festas de 15 anos não aconteceram durante a pandemia. Para não deixar uma data tão especial passar em branco, algumas famílias decidiram investir nos ensaios fotográficos. E foi com esses ensaios que a Fabiana Guedes, que é fotógrafa, conseguiu não deixar de trabalhar, e até lucrar mais, durante esse período tão difícil para os empreendedores.

Consegui manter a renda e em alguns meses, até superar os valores médios que fazia antes da pandemia”

A Fabiana é formada em Direito e atuou na área durante 7 anos, mas se apaixonou pela fotografia e decidiu Partir Plano B. Quando começou a pandemia, ela confessa que teve sim momentos de crise, afinal os clientes começaram primeiro a postegar e depois a adiar os eventos.

Quase surtei e para manter a saúde mental, saí de grupos do whats app e também parei de ver TV ou ler jornal”

Depois de um mês de muita preocupação ela começou a fazer trabalhos diferentes do que estava acostumada como gestantes e até editorial de moda. “ Nesse período também demiti uma cliente problemática que vinha tirando minha paz (com devolução de valores e tudo), contratei uma designer pra fazer uma releitura da minha marca e logo, e tudo começou a engrenar”. As vendas de 15 anos começaram a decolar ainda mais e a Fabiana percebeu que não bastava o talento como fotógrafa. Ela foi atrás de atualização, com cursos de marketing digital, instagram, conteúdo de marcas e criatividade em fotografia.

Mudei forma de editar, fiz fotos com novos olhares e poses... aprendi a valorizar qualquer cantinho, mesmo que a princípio, a gente pense que não renderia boas fotos”

A fotógrafa, que sempre trabalhou com planejamento prévio, intensificou esse atendimento antes das fotos, uma vez que no dia do ensaio, o uso da máscara poderia dificultar um pouco essa comunicação. “Além da entrevista prévia e do Guia da Cliente, com check list para o dia do ensaio, faço reunião on line, troco fotos de referência pelo whats, avalio os trajes e sugiro e ajudo a garimpar peças no guarda roupa”. E ela acabou atendendo muitas jovens de 16 anos que, sem poder sair de casa, decidiram comemorar o aniversário com uma sessão de fotos.

Acabou que nem fizeram tanta falta os contratos "maiores" para as grandes festas de 15 anos que fazia antes da pandemia, porque muita gente que não faria festa grande, mas algo menor, optou por fazer um Ensaio bem elaborado - e portanto, a gastar mais com esse o ensaio de 15 anos do que gastaria antes disso tudo. O ticket médio que as clientes atualmente gastam comigo no nicho teen aumentou 20%”

As dicas da Fabiana:

- A primeira é se atualizar sobre o funcionamento das Redes Sociais. Em tempos de Pandemia, as pessoas têm gasto mais tempo ON LINE e muitas das compras que seriam feitas de outra forma, são feitas aos toques do dedo. Insta e Facebook precisam estar atualizados e as RESPOSTAS em ambos os canais, PRECISAM ser rápidas.

-A segunda é cuidar da mente. É claro que toda a instabilidade do entorno nos afeta, a questão da doença atingir tantas pessoas que conhecemos. Além do coaching, tenho lido bastante e assistido muitas Lives e palestras on line. Tenho feito meditação periodicamente e isso ajuda muito.

- A terceira é ter um planejamento em blocos do seu dia, para que o trabalho flua junto com as demais atividades. Eu, por exemplo, não cozinhava em casa antes da pandemia e tinha diarista semanalmente. Conciliar o Home Office com outras atividades depende muito de se organizar adequadamente.

@fabianaguedesfotografia

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
LUCY
11 de julho de 2021 Responder
Essa e Fabiana filha dos Guedes ...Parabens nao tem tempo ruim.
VÓ EOLIRA
09 de julho de 2021 Responder
Olá Fabi,nada vem de graça você e uma pessoa batalhadora,te admiro muito, que Deus te abençoe,um grande abraço
Comentário: X
Nome:
Email: