Como gerente regional de uma multinacional, o João Lima tinha uma rotina de viagens cansativas. Um dia estava em São Paulo, no outro em Foz do Iguaçu. Entre uma cidade e outra ele começou a se apaixonar pelos cafés dos lugares. Apesar de gostar de cozinhar para parentes e amigos, nunca tinha pensado em transformar um hobby em negócio. Mas como ele mesmo diz: “Deus tinha plantado um sonho em meu coração”.
Foto: Gisele Secco
O João começou a participar de workshops, leu livros e mais livros de gastronomia e também fez muita pesquisa na internet até que finalmente, Partiu Plano B.
Foto: Gisele Secco
Resolveu abrir o café em uma antiga casa da família. Uma casa de madeira pequena mas muito simpática em um bairro afastado de Curitiba. A mãe dele, a Anita Alessi de Lima,sempre deu apoio. Os dois trabalhavam juntos. Mas nem tudo foi fácil. “As vezes entrava cliente, as vezes não!! Mas persisti no meu sonho, muitas pessoas vinham me dizer que não ia dar certo, uma por ser longe, em um bairro retirado, outras falavam que o local era pequeno para receber eventos, mas eu acreditava nesse sonho e continuei, as vezes também me pegava meio sem grana mas fui firme”.
Foto: Gisele Secco
Na época uma amiga deu a dica: “Seus pães são maravilhosos porque não vai vender na rua”? Segundo João foi a decisão de vender os pães na rua que o ajudou a não desistir do sonho. E lá foi ele e a dona Anita oferecer os pães em uma cesta. “Foi um crescimento pra mim. Acabei ficando conhecido, logo apareceram pessoas querendo representar a minha marca. Foi quando tive a chance de ficar só na cozinha”, lembra.
Foto: Gisele Secco
Foram dois anos de muito trabalho até que o Delícias de Oma começasse a dar retorno para o João, que sempre teve o objetivo de ter um café realmente colonial, uma opção para quem não gosta de conservante e ama comida de vó.
Foto: Gisele Secco
Bem, pelas fotos vocês podem ter uma ideia das delícias servidas no café, que agora está num local um pouco maior, mas ainda aconchegante. Sempre em busca de novidades na cozinha e no empreendimento como um todo, o João se especializou em mini casamentos. Criou pacotes especiais para cerimônias com até 100 pessoas. Ele ainda é convidado com frequência para ensinar as receitas em programas de televisão do Paraná. Cinco anos depois de ter tido a coragem de apostar em um sonho, João comemora o fato de milhares de pessoas já terem passado pelo café, que se mantém fiel ao cardápio do tempo da vovó e que também não tem wi-fi. “Tudo para que ninguém perca os melhores momentos em família”
As dicas do João
-Um bom empreendedor tem que amar o que faz. Acordar cedo como eu, entrar na cozinha e ver que temos coisa para serem feitas.
-Dinheiro não é tudo. Se sentir bem com o que esta fazendo é uma das principais fontes de sucesso de um empreendedor.
-Saber liderar não é a mesma coisa que gerenciar … Ser amigo dos clientes, e de colaboradores, sentar-se à mesa pela manhã e dar um belo sorriso para sua família é essencial para o sucesso.
– O mais importante. Nunca deixe ninguém matar o seu sonho. Ele é seu. Invista nele.
www.deliciasdeoma.com.br
(41)4101-0620
Muito bonita sua história…Tem que insistir e persistir mesmo, nada é fácil. Como se diz, faça o que ama, e nunca terá que trabalhar….
Oi Lúcia, sou a jornalista responsável pelo blog, que bom que gostou da história do João, realmente uma inspiração para quem tem um sonho de vida.
Beijos e obrigada pela visita
Oi vanessa estou desempregada nao posso arranja emprego no momento pois cuido da minha mae de 90 anos estou querendo fazer bolo no pote mais tenho duvida como colocar preço vir aquela regrinha do x3 mais nao entende poderia mi ajudar por exemplo coloco o preço do que gastei x3 mais 10% e divido por quantos pote deu e isso.por favor mi ajude nao posso erra
Então Núbia, além de conversar com a Andrea Follador, que foi quem entrevistei para a matéria de como calcular o preço do bolo no pote, te indico entrar no site: http://www.cristianebertho.com.br .Ela é culinarista e tem uma parte no site que só fala de bolo no pote, acho qu e vai te ajudar muito.
Beijos
Bom dia, nossa busquei no google sobre como abrir um café colonial, e li essa matéria, ao me deparar com o café colonial que está a duas quadras da minha casa, adorei!Que bom que está dando certo para o João, sucesso e vou ir lá para conhecer sem dúvidas!
Que legal Morgana que você é vizinha do João rsrsrs.MUndo pequeno né? O café é uma delícia, você vai adorar e tenho certeza que o João te dá todas as dicas que precisar.
Boa sorte para você
Vanessa Brollo
Ola Morgana … aguardo vcs aqui para uma visita !!
Essa história é inspiradora, eu conheci o João comprando seus deliciosos pães especiais, depois, visitando o café da João Budel e agora em frente à escola Internacional, com certeza, é um chef de cozinha super competente e ainda tem a Anita ao lado dele, são muito gentis e agradáveis com os clientes e realmente nos fazem sentir muito acolhidos no Delícias de Oma.Tudo que é oferecido lá tem carinho e qualidade! Parabéns pelo sucesso merecido meu amigo, beijos pra vocês!
OI Vania … Obrigadoooo !!
Verdade ja conhecia o antigo café ….que legal !!!
Espero uma nova visita ….bjos !!!!
Ah…que linda história! Hoje tenho, ainda mais, certeza de que fizemos a melhor escolha para comemorarmos a cerimônia de nossos votos! Além do lugar e do atendimento, é claro… Deus abençoe imensamente!!! Abraços, Carol e Roberto.
Que legal Carol. Sou a jornalista responsável pelo blog./ Eu e meu marido fizemos uma pequena cerimônica no café para comemorar 25 anos de casamento. Realmente um ambiente delicioso.
Abraços
Vanessa Brollo