OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tricota Curitiba reúne apaixonados por tricô  

Tenho que  fazer uma confissão: sou uma tricoteira frustrada. A minha avó Joaninha, me ensinou o básico, mas hoje em dia faço no máximo um cachecol, que é mais fácil. Mesmo não sabendo tricotar direito me interesso por notícias sobre o assunto e adoro saber, por exemplo, que essa técnica já há algum tempo não é coisa de vovó hein? Tem muita gente jovem que utiliza o tricô para fazer roupas e  acessórios da moda. Também me chamou a atenção,em uma revista, uma nota sobre o grupo Tricota Curitiba. Fui lá conhecer essa ideia.

Dividir conhecimento para somar amizade. Essa é a filosofia do grupo, que se reúne sempre no primeiro sábado do mês, em um shopping na Capital do Paraná. A ideia foi da India O’hara Sarti. Ela me contou que tricota desde os 15 anos  e que há algum tempo, começou a entrar em grupos de tricô na internet. Como foi localizando pessoas de Curitiba, decidiu trocar os encontros virtuais  pelas reuniões presenciais. Nesses encontros, as mais experientes ensinam a arte do tricô para quem ainda está começando  e mesmo para quem já sabe tricotar mas que está em busca de novidades, aliás, não são só mulheres. A India disse que tem um rapaz de 19 anos, que participa das aulas, e que é craque no manuseio das agulhas. O grupo cobra uma taxa simbólica de quinze reais das alunas, que em um mês aprendem a fazer uma peça e no outro têm a chance de tirar dúvidas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

E não é só a aula,as reuniões  ajudam  algumas mulheres a terem um espaço para fazer amizades e trocar experiências de artesanato e de vida também. O Tricota Curitiba ainda  ajuda projetos sociais incentivando as alunas a tricotarem cachecóis, gorros ,sapatilhas de lã e outras peças para serem doadas. Daí a filosofia de dividir o conhecimento e ainda fazer o bem ao próximo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Em 2 anos,  250 alunos passaram pelo Tricota Curitiba. Além de ajudar a difundir a técnica do tricô, a India ainda  fala das vantagens da técnica para a saúde das pessoas:

“O tricô treina a paciência, o raciocínio, porque tem que fazer cálculos matemáticos. Existem estudos que comprovam que  ajuda até a prevenir o Alzheimer”.

Adorei conhecer esse trabalho. Quem sabe uma hora eu me animo a tentar  evoluir do cachecol para peças mais elaboradas. Atualmente o grupo se reúne sempre no 1º sábado do mês, às 14:30 hs, no Shopping Pátio Batel, em Curitiba.

Você que não mora em Curitiba pode aproveitar as dicas do grupo no site:

www.tricotacuritiba.com

10 comentários sobre “Tricota Curitiba reúne apaixonados por tricô  

  1. Participar desse grupo virtualmente é uma honra!
    Estar em Curitiba curtindo os amigos e as oficinas presenciais vale cada quilômetro rodado na BR 116!
    Parabéns pela postagem! Um abraço do litoral santista.
    Bel Colmenero – Santos/SP

  2. Minha mãe é tricoteira a mais de 50 anos.. Falei p ela de grupo e ela perguntou para que servem os 15,00 investidos, se é um grupo?? Tem algum auxilio com as las para executar os trabalhos de
    doação?

    • Oi Doralice, tudo bem? Fiz esse post há algum tempo então talvez esse valor esteja até maior, seria interessante você entrar no site do Tricota Curitiba para ter certeza. Esse dinheiro elas usam pra gastos com divulgação do grupo como banner, por exemplo. Cada tricoteira tem que levar a sua lã.

      Obrigada pela visita ao blog

    • Olá, atualmente as oficinas tem o valor de R$ 25,00.
      A aluna recebe o novelo, a receita e ensinamos a fazer a peça, técnica ou ponto que foi escolhido pelo grupo.
      O valor arrecadado serve para melhorar nossa infraestrutura (filmadora, tripé, projetor, som) e subsidiar o congresso de tricô que promovemos a cada dois anos e workshops anuais com professores de outros estados.
      Nestas ocasiões temos uma grande despesa (passagens, diárias, honorários, aluguel de sala, equipamentos audio-visuais, ….). A lista é longa. Para que o custo nestas ocasiões não fique muito alto, guardamos o que foi arrecadado e subsidiamos estas despesas.

  3. Gostaria de saber o endereço em Curitiba e se vocês tem cursos nos dias de semana
    vocês ensinam trico na maquina lanofix? gostaria de saber onde tem este curso em Curitiba
    obrigada

Deixe um comentário