Teacher Monica- Partiu Plano B

Técnicas de contação de histórias para aprender inglês

Para muita gente aprender inglês não é fácil. A professora Mônica Braga, English Coach, que tem 30 anos de experiência em sala de aula, sabe bem disso e tem trabalhado incansavelmente  para facilitar a aprendizagem da língua inglesa .”Quando me perguntam como é o meu trabalho de Coach eu respondo que ensino o meu cliente a aprender inglês”. Um dos projetos da Teacher Monica, como é conhecida, é usar técnicas de contação de histórias para aprender inglês. “Não importa a idade, todos nos encantamos diante de uma história. As histórias nos motivam, nos fazem pensar e principalmente nos conectam”. A professora explica que foi pensando nessa conexão que surgiu a ideia de usar as histórias, uma vez que muitos alunos sentem vergonha de falar. “As palavras fogem e eles  sentem como se a língua estivesse literalmente travada. E quanto menos se fala, menos se desenvolve a habilidade e mais medo de falar se tem”.
Teacher Monica- Partiu Plano B -1

Nas oficinas ela troca o verbo estudar por ensaiar e ajuda os alunos a memorizar palavras que normalmente não usam, mas que fazem toda a diferença tornando a comunicação mais clara e objetiva. “Uso diferentes técnicas, leituras, áudios, fotos, histórias reais e fictícias. Num primeiro momento temos um modelo e depois partimos para a criação das próprias histórias”. E os benefícios, segundo a Monica, vão além da aprendizagem do inglês, uma vez que para se recontar uma história o aluno passa pelo processo da leitura, da pesquisa de vocabulário, pronúncia, entonação e ensaio. “Os benefícios vão além do aprendizado do inglês.  É uma excelente maneira de se preparar para entrevistas de emprego, apresentações de projeto e palestras”.

As  oficinas são direcionadas ao público com um nível de inglês satisfatório e que esteja  disposto a inovar e  praticar a conversação, desenferrujar o inglês e destravar a língua. “Para um contador de histórias, memorização não é sinônimo de decoreba, que significa aprender de cor, sem assimilar. O grande segredo dos bons contadores está na perfeita assimilação daquilo que pretendem contar. Assimilação no sentido de apropriação, de interiorização”.

www.facebook.com/English Coach Monica Braga

Deixe um comentário