OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sucesso com aulas virtuais de patchwork

Bia Abdalla é engenheira civil, mas assim como muitas mulheres abriu mão da profissão para ser esposa e mãe em tempo integral. Mesmo cuidando da casa e dos 4 filhos, sim, 4 filhos, ela sempre arranjou um tempinho para o artesanato. Pintura em madeira, biscuit , patchwork. E olha o exemplo de força de vontade, ela me contou que aprendeu tudo em programas de televisão e em revistas, ou seja, se você quer aprender alguma coisa, tem que parar de arrumar desculpas e ir em frente.

Foi quando as crianças começaram a crescer que ela sentiu necessidade de trabalhar fora, mas ao invés de voltar para a engenharia se entregou à atividade que até então era um hobby.

Abriu um espaço dedicado ao artesanato. No Arteliê Bia Abdalla ela  dava aulas, vendia peças. Uma das alunas, aliás, a Denise Correa, acabou se tornando sócia da empresa e hoje ajuda na produção das fotos, dos vídeos e garante toda a logística para que o passo a passo das aulas virtuais  saia muito bem detalhado .

Em dezembro de 2013, para promover o curso de patchwork  do Arteliê, ela postou na página do facebook, de graça,  algumas fotos com passo a passo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

E foi a partir daí que a Bia teve que pensar em um plano B  para a vida de artesã. Mulheres de todos os cantos do Brasil e até do exterior começaram a mandar fotos de peças feitas por elas à partir das  postagens da Bia  na página. A Bia diz que achou bacana e  agradecia se referindo à essas pessoas como alunas virtuais. Com isso, outras começaram a perguntar como se tornar aluna . Bia e Denise perceberam que poderiam sim dar aulas virtuais. Avisaram que estavam saindo de férias, era janeiro de 2014,  mas que as pessoas interessadas poderiam se inscrever, depositar o valor das aulas em determinada conta de banco,  que em fevereiro começavam os cursos. No meio das férias a Bia foi conferir o e-mail e já tinha mais de mil reais depositados no banco. E as turmas estavam lotadas. Mesmo assustadas, as duas foram atrás de produzir as aulas, que são fotos com o passo a passo de peças em patchwork. Tem aula  para iniciante, intermediário e avançado.

Patch 2 valendo

 

Em menos de 1 ano já são 1480 alunas de todo o Brasil, da Venezuela, do Paraguai e também de Portugal. Criaram o grupo “Sou louca por Patchwork” https://www.facebook.com/groups/620379188036409/?fref=ts  e se orgulham de ouvir as histórias de sucesso das alunas, que depois das aulas virtuais estão vendendo as peças e   reforçando o orçamento da família. Aliás, no final deste post tem o passo a passo dessa cestinha de pão linda aí da foto. Quem sabe é o início do seu Plano B?

Patch 3 valendo

 

Além das fotos com o passo a passo, a Bia e a Denise produzem vídeos para tirar as dúvidas das alunas. Esses vídeos ficam disponíveis no youtube e acabam atraindo outras alunas, que assistem às explicações e  pagam para ter acesso à aula inteira, que é com fotos.

Bia e Denise comemoram o sucesso e além de terem conquistado muitas  alunas fazem sucesso em feiras e já são destaque em revistas sobre patchwork .

 As dicas da Bia e da Denise

– Primeiro crie  a sua página e  ofereça algumas aulas de graça

– Depois que conquistar  o seu público comece a cobrar

– Tenha comprometimento e responsabilidade com os seus alunos virtuais, as explicações devem ser simples

– Se coloque à disposição para tirar as dúvidas. As duas  produzem vídeos só  para isso

– Se for para ter um sócio tenha sintonia com essa pessoa. A Bia e a Denise dizem que se divertem muito com as aulas. As alunas percebem isso e retribuem com elogios e comprando mais aulas

Você encontra  a Bia e a Denise no facebooK: Arteliê Bia Abdalla

Então vamos ao passo a passo da cestinha de pão de tecido:

Você vai precisar de três quadrados de 24cm x 24cm:
– tecido principal
– tecido do forro
– fibra R100
não estranhem que nas fotos eu tinha cortado os quadrados com 30 cm x 30cm….mas depois eu arrumei…..caso queiram fazer maior do que 24cm x 24 cm….tem que usar a fibra R200

cestinha pão -1

monte da seguinte maneira:fibra com a parte áspera para cima, tecido principal com o direito para cima e tecido do forro com o direito para baixo

cestinha pão-2

alfinete toda a volta

cestinha pão 3

costure toda a volta, deixando apenas uma abertura para desvirar o trabalho

cestinha pão 4

corte fora as quatro quinas, para ficar mais bonito quando virar

cestinha pão 5

desvire o trabalho

cestinha pão 6

com o auxilio de uma tesoura sem ponta, acerte os cantinhos

cestinha pão 7

passe bem a ferro

cestinha pão 8

faça uma costura decorada em toda a volta….. não precisa fechar a abertura, quando você passar a costura ela se fechará. Caso sua máquina não tenha pontos decorativos, passe uma costura reta com 1/2 pé de máquina

cestinha pão 9

faça marcas de 6 cm em todos os lados

cestinha pão 10

agora uma os pontos marcados com pequenos pontos.cestinha pão 11

vai ficar desta maneira.

cestinha pão 12

desvire o trabalho e dobre as pontas para fora, alfinete

cestinha pão 13

Para dobrar faça desta maneira. Puxe bem para cima, acerte a ponta para ela ficar bem no centro e abaixe a lingueta.

cestinha pão 14

 

assim

cestinha pão 13

depois que alfinetar e costurar os quatro lados encape botões do mesmo tecido principal e costure em cima dos pontos que você fez para prender as linguetas….. se você preferir ponha botões normais ou faça uma florzinha de fuxico……

cestinha pão 16

Trabalho pronto, agora é só saborear um lanchinho

Cestinha pão

 

22 comentários sobre “Sucesso com aulas virtuais de patchwork

  1. ola meninas ,estou começando no mundo fantastico do artesanato´,e adorei a historia de vcs … temos realmente que ser assim correr atras de nossos sonhos

    • Obrigada Luh, pela visita. Também sou uma artesã amadora rsrsrsrs. Mas admiro muito quem tem talento para produzir coisas lindas. O que eu gosto mesmo é contar a história de todas essas pessoas batalhadoras .
      Beijos e obrigada pela visita

Deixe um comentário