Lançar um fast food no segmento de comida japonesa foi o desafio dos sócios que há oito anos decidiram empreender. João Manuel Lago de Carvalho Cardoso, Henri Pera Santos, Jairo Inácio Petri e Sérgio Ricardo Wahrhaftig se formaram em áreas completamente diferentes, como engenharia, publicidade e administração. Observando que o mercado não tinha um fast food de comida japonesa, os amigos tiveram uma ideia: democratizar esse tipo de comida, com ingredientes frescos e de qualidade.
Gradualmente o negócio foi crescendo e os sócios partiram para o Plano B em definitivo. A rede de franquias encerrou 2017 com um faturamento de R$ 20 milhões. Para 2018 a meta é aumentar o faturamento em 30%. Como tinham muita solicitação de franquia, decidiram apostar nessa ideia. Foram 5 anos com franqueados apenas em Curitiba, onde fica a matriz da empresa. Nesse tempo eles fizeram ajustes e melhorias até conseguir formatar e montar a estrutura para atender e dar suporte aos franqueados dos demais estados.
A diferença de formação dos sócios acabou sendo benéfica para a empresa. “Dentre os sócios temos formações bem diferentes: publicitário, engenheiro e administrador, que traz para nosso conselho visões importantes e diversas sobre o que colocamos em prática”, conta João Manuel de Carvalho Cardoso, um dos sócios-proprietário. E eles têm previsões otimistas. Até 2020 a empresa deve faturar R$ 50 milhões anuais, com franquias nos estados de Santa Catarina e São Paulo, em cidades com população a partir de 250 mil habitantes. Para o primeiro semestre de 2018, estão previstas unidades nas cidades de Guarapuava (PR) e Chapecó (SC).
As dicas dos empresários
– Acreditamos que em todas as áreas existem boas oportunidades, principalmente alimentação que é a que gente atua.
– Uma dica é tratar todos os detalhes da operação e da gestão, mesmo os simples, como se fossem muito importantes: cada detalhe conta e deve ser encarado como algo importante.
– Outra dica é sempre ter a certeza que diante dos obstáculos que aparecem no dia a dia do empreendedor, no longo prazo sempre terá bons resultados e saldo positivo, se agir sempre de forma profissional.
– E principalmente, nunca se contentar com o bom, sempre é possível fazer melhor. Quando achar que está bom, pense novamente, pois provavelmente o seu concorrente também chegou até ali. Invista um pouco mais de tempo e vá além do bom. As chances do seus concorrentes terem parado no bom e você ultrapassá-los são muito grandes.
franquias@wikimaki.com.br
Nossa, simplesmente A-MO este restaurante!! Agora que estou de dieta não vou, mas assim que puder quero me acabar no sushi (haha). É muito bom mesmo, tudo sempre fresquinho e o atendimento deles é excelente! Só tem que ter sucesso mesmo.
Beijos Vanessa!
Ahhhh que bom sua linda.Sim, sei que está focada na dieta rsrsrs. Muito bom contar histórias como essa.
Beijooos
Por Vanessa Brollo, thank you for your blog post.Really thank you! Awesome.
Thank you so much!
Vanessa Brollo