Alchimeia-Partiu Plano B

Sem emprego, o professor universitário começou a fazer pães 100% integrais

 

O que você faria agora se ficasse sem emprego? O Francisco Stavis, que é professor universitário, me disse que ficou meio atordoado. Formado em administração, o professor de Planejamento Estratégico não esperava entrar para as estatísticas da crise. Mas aconteceu!

Alchimeia- Partiu Plano B

Depois do susto de se ver sem emprego ele teve que começar a pensar, afinal as contas não param de chegar. E observando o mercado ele percebeu que tinha um Plano B praticamente pronto. É que o Francisco tem diabetes tipo 2 e desde que descobriu a doença, em 2004, precisou mudar os hábitos alimentares. Como não podia mais comer pão branco e os pães de mercado nem sempre são 100 % integrais, ele começou a procurar receitas. O youtube se transformou em sala de aula e o Francisco acabou desenvolvendo uma versão de pão 100% integral.

Alchimeia-Partiu Plano B

E foi consumindo esse pão e outros alimentos saudáveis que ele conseguiu emagrecer 40 quilos. Tudo isso aconteceu enquanto ele estava empregado, dando aula. Quando ficou sem emprego, viu que já tinha um produto. Começou a observar melhor esse mercado e percebeu que ainda tem muito que crescer.

Alchimeia-Partiu Plano B

Os amigos foram os primeiros clientes que também ajudaram na divulgação. Hoje ele consegue pagar as contas com seu trabalho,  vende mais de 40 pães por semana e conta com a ajuda das redes sociais e do Whats App para negociar com os clientes. O  Francisco diz que descobriu no ofício de padeiro a mesma paixão que tem pela sala de aula. Ele ainda aguarda uma oportunidade para voltar a lecionar mas agora mais tranquilo porque já tem um Plano B pra chamar de seu.

 

As dicas do Francisco

– Tenha coragem, não se acovarde. Você ter coragem é que é importante. Tem que visualizar a oportunidade. Não pode estar apegado a um status, uma posição. Eu descobri que ser padeiro é uma das coisas mais divertidas do mundo.

– Tenha um bom planejamento, pra saber se o produto vai ser aceito. Será que vai dar retorno? Eu peguei um mercado novo porque tem muitos pães misturados no mercado que não são completamente integrais.

– Faça alguma coisa que você gosta. O amor em fazer te traz muita disposição. Se você está irritado ou de mau humor, você muda completamente ao fazer o que gosta.

 

www.facebook.com/Alchimeia

Pão Integral 4

 

2 comentários sobre “Sem emprego, o professor universitário começou a fazer pães 100% integrais

  1. Achei as dicas o máximo! Realmente, ficamos muito presos a status, preocupados com o que os outros vão pensar, quando na verdade o importante é como nos sentimos com a mudança, o que ela significa para nós independente da nossa formação ou do plano original. E as oportunidades surgem de onde menos esperamos, nossas habilidades se formam ao longo da vida, não apenas no ambiente acadêmico. Parabéns! Adorei! Só fico triste por morar em São Paulo e não poder aproveitar tanta coisa legal que vejo aqui! Hehehe

    • Amanda que bom que gosta do blog. Fico Feliz!!!! Boas dicas do Francisco mesmo né? Concordo com você. As oportunidades surgem de onde menos esperamos, basta abrir a mente e o coração para novas oportunidades né? Siiiim, muitos dos meus entrevistados acabam sendo de Curitiba rsrsrs, mas tem pessoas de outros estados também viu? Inclusive de São Paulo.

      Grande beijo e obrigada pela visita

Deixe um comentário