Agapanthus -Partiu Plano B

Se formou em Direito, mas encontrou sucesso e realização com uma floricultura

Ter uma floricultura não estava nos planos da Márcia Carazzai. Formada em Direito ela sabia que não queria exercer a profissão porque sonhava sim em ter um negócio próprio, mas ainda estava fazendo pesquisas quando decidiu fazer um curso de hidroponia. Só que o curso acabou sendo cancelado e no lugar ofereceram outro: Como montar sua floricultura. “Foi amor à primeira vista. A semente tinha sido lançada”.

Agapanthus -Partiu Plano B

Quando surgiu a oportunidade de ocupar um imóvel da família para montar um negócio, ela não teve dúvidas e avisou que ia abrir uma floricultura. Depois de tomar a decisão, o empreendimento começou a tomar forma e foi no Sebrae que encontrou as informações e cursos que precisava.“Realizei uma incansável pesquisa, montei o plano de negócios e iniciei a empresa com um pequeno capital, mas com a grande convicção em meu projeto”.

 Foto: Edna Froes
Foto: Edna Froes
Foto: Edna Froes
Foto: Edna Froes

Depois que abriu a empresa, Márcia percebeu que precisava oferecer diferenciais e começou a investir em arte floral. Novamente foi atrás de capacitação.Fez  cursos, inclusive no exterior e passou o que aprendeu  para os colaboradores que também estão sempre se atualizando.

Foto: Edna Froes
Foto: Edna Froes

A floricultura da Márcia é um sucesso e um dos motivos, segundo ela, é que desde o início deu o tratamento de empresa ao negócio, começando pela seleção de fornecedores e produtos e também desenvolvendo planilhas de controle de todos os processos da loja. A empresária também desenvolveu sistemas de controles e perdas, de conservação, manutenção e orientação para que os clientes continuassem a conservar suas flores em casa permitindo uma durabilidade um pouco maior que o dos concorrentes. “Acredito que as empresas que sobreviverão no futuro não são apenas as que mais vendem e sim aquelas que melhor resolverem os problemas dos clientes. Diante de um problema: “escuto, compreendo e resolvo!” Lema compartilhado com todos os meus colaboradores”.

 

As dicas da Márcia

-Conheça, estude o ramo em que vai atuar. Faça pesquisa de mercado, simule. Eu parti de uma boa oportunidade e venci com muito estudo, trabalho e empenho

– Faça um planejamento estratégico.

– Dê tratamento de empresa ao seu negócio desde o início. Não improvise.

– Também é preciso muita dedicação e amor. Foi assim que  semeei muitas flores no caminho das pessoas.

 

www.agapanthus.com.br

 

Foto: Edna Froes
Foto: Edna Froes

3 comentários sobre “Se formou em Direito, mas encontrou sucesso e realização com uma floricultura

Deixe um comentário