Foto post no blog valendo

Partiu Plano B!  Saiba porque as pessoas decidem mudar 

No meu blog o Partiu Plano B eu já entrevistei centenas de pessoas que em determinado momento da vida profissional decidiram mudar, Partir Plano B. Mas o que leva alguém a ter coragem de recomeçar em outra profissão, em outra atividade, muitas vezes completamente diferente ?  Eu identifiquei alguns desses motivos. Quem sabe você perceba que também é hora de mudar ?

Necessidade

Muita gente precisou mudar por necessidade, ou seja, perdeu o emprego. Claro que a primeira ideia é sair procurando outro trabalho. Mas com a crise econômica dos últimos anos o que aconteceu é que não tinha essa opção, não tinha vaga ou, se tinha, o salário era muito menor. Com isso, a opção foi empreender por necessidade. Vender doces, salgados, prestar algum tipo de serviço na área da beleza. Claro que mesmo que seja por necessidade o ideal é que você  goste da área que escolheu. Não adianta vender bolo no pote, por exemplo, se você detesta cozinhar. Não vai dar certo. Primeiro tente identificar algo que você goste de fazer pra depois começar.

Para ter uma renda extra

Tem gente que tem emprego, mas precisa de uma renda extra. Na verdade muita gente né? Neste caso é importante saber que para ter um emprego fixo e um Plano B você precisa se organizar direitinho. Se trabalha o dia inteiro e vai chegar em casa e fazer artesanato ou algum tipo de comida, tem que ser muito disciplinado para separar horários para trabalhar em casa, para  divulgar esse trabalho nas  redes sociais. Enfim, eu acredito que com organização e disciplina você consegue sim ter uma renda extra. Eu já entrevistei uma manicure por exemplo que era secretária o dia inteiro e fazia a unha na casa dos clientes das 7 às 11 da noite.  Cansativo? Sem dúvida, mas sim é possível .

Por questões de saúde

Muita gente precisa mudar por questões de saúde , mais especificamente porque o trabalho estava fazendo mal .  É mais comum do que eu imaginava. Profissionais super bem empregados ou donos de empresas, que começaram a se sentir mal fisicamente com dores no corpo que entraram em  depressão. E nesses casos eu percebo que não importa se o País está em crise, se vai ser difícil arrumar outro emprego, se empreender é complicado. Quando a pessoa está ficando doente, ela simplesmente quer sair daquela situação. E que bom que teve coragem para mudar né?  E depois vem as histórias lindas de superação, como a da advogada que pensou até em suicídio por conta do stress e hoje é um maquiadora feliz ou da psicóloga que era concursada mas estava  ficando tão doente e  infeliz que pediu exoneração para criar um site e trabalhar em casa. E quer saber? Se esse é seu caso, se o seu trabalho está te deixando doente, se está sofrendo assédio moral  saia agora! Talvez seja difícil no começo, mas nada paga a sua saúde.

Para realizar um sonho

Tem aqueles que para agradar a família ou a sociedade acabaram seguindo a carreira dos pais , por exemplo. Ah! mas é só se formar para que o desejo antigo de ser chefe de cozinha ou trabalhar com artesanato venha a tona.  São pessoas que têm o sonho de fazer algo que gosta de verdade . Eu já  contei a história do cardiologista que tinha o sonho de ser advogado e conseguiu, aos 50 anos de idade. O ideal mesmo seria que cada um pudesse seguir o seu sonho sem interferência das pessoas né? Mas se você acabou tendo que ceder a pressões e está fazendo algo que não te faz feliz, repense. Sabe aquela história de que a gente tem que fazer o que gosta? É  verdade! Ninguém merece passar a vida inteira fazendo algo que não tenha nenhum significado.

Porque é muito bom em alguma coisa

Algumas pessoas  partem para um Plano B por pressão da sociedade, mas uma pressão boa. É  que ela faz tão bem alguma coisa que fica todo mundo perguntando: Porque você não faz pra vender? Porque você não cobra por isso?É este o seu caso? As pessoas te elogiam por algum talento? Quem sabe você é muito boa ou muito bom  em organização? Pode trabalhar como personal organizer . Você é aquela que sempre leva doces nas reuniões de família? Pode ser uma ideia de negócio sim. Muitas vezes um hobby acaba se transformando em profissão.

Se identificou em algumas dessas situações? Que tal então refletir sobre o momento que está passando? Mudar não é fácil gente, mas é libertador. Comece devagar! Se não tem como deixar aquele emprego que te faz infeliz , tenta se planejar guardando dinheiro por um tempo, assim  você tem uma reserva financeira. Decidiu que é hora de mudar ? Então acredite , tenha persistência que as coisas começam a acontecer.

Deixe um comentário