Dicas empreendedores

O que dizem os empreendedores de sucesso

Porque é importante ouvir o que os empreendedores de sucesso têm a dizer? Eu acredito realmente que as palavras têm força e tento no dia a dia só pensar coisas boas, ser otimista,acreditar que tudo vai dar certo. Não, não é fácil! Tem os problemas , as dificuldades, mas tem que ser um exercício diário . Pensando em como as palavras têm força eu pesquisei aqui no blog mesmo o que os empreendedores me dizem nas entrevistas. São frases, dicas, pensamentos que me inspiram e vão inspirar você também. E é curioso que pode ser o engenheiro, o artesão ou o culinarista, o discurso do empreendedor é meio parecido e sempre inclui palavras como persistência , paciência e paixão pelo que faz. Então vamos lá conferir o que dizem os empreendedores de sucesso? Você pode conferir o vídeo abaixo ou ler o texto. Boa inspiração!!!

Os empresários de uma franquia de fast food de comida japonesa dizem o seguinte:

“Nunca se contente com o bom, sempre é possível fazer melhor. Quando achar que está bom, pense novamente, pois provavelmente o seu concorrente também chegou até ali. Invista um pouco mais de tempo e vá além do bom. As chances do seus concorrentes terem parado no bom e você ultrapassá-los são muito grandes”

Os sócios de uma empresa que vende suplementos alimentares falam:

“Esteja preparado para as adversidades: elas virão. Busque aperfeiçoamento sempre e as coisas ficarão cada vez mais fáceis de serem realizadas”.

Um empreendedor que faz o maior sucesso vendendo geladinho de vodca em Salvador, na Bahia, diz o seguinte:

“Você tem que separar o dinheiro que ganha com a empresa da sua vida pessoal. Não adianta pegar o dinheiro que ganhou no dia e sair para comprar alguma coisa ou fazer festa. Tem que continuar reinvestindo. Muitas empresas fecham por falta de gestão financeira”.

Eu já entrevistei muita gente que transformou hobby em profissão. Uma delas foi a psicopedagoga que hoje faz bolos lindos e gostosos. Ela diz o seguinte:

“Se soubesse que transformar um hobby em profissão me faria tão realizada teria tomado essa decisão bem mais cedo”.

As sócias que têm um negócio de aluguel de roupas usadas têm duas dicas que eu gosto muito:

“Seja original. É bom ter com o que se comparar, ter algum parâmetro. Mas em um mundo tão competitivo o que vai contar é o que você apresenta como diferencial”

E a outra dica que eu acho essencial para todo mundo:

“Estude. Pesquise muito! Leia livros sobre empreendedorismos, leia entrevistas e veja palestras de empreendedores que você admira no Youtube… Temos acesso a muita informação e você com certeza vai pegar dicas valiosas com pessoas já chegaram lá”

Os empresários que vendem refeições balanceadas congeladas e que driblaram a crise vendendo pratos mais baratos não tem dúvida:

“Empreender é um exercício diária de auto motivação, foco, e ação para buscar seus objetivos”

E a artesã que pagou uma dívida de 17 mil reais vendendo chinelos de pano. Isso mesmo, uma história real e maravilhosa ? A dica dela é a seguinte:

“Se  está passando por dificuldades, pense em algo que você  faz e que já foi elogiado por isso! Cozinhar , cuidar de crianças , ou até produzir algo útil de fácil acesso às pessoas a sua volta! Pesquise , converse e descubra do que as pessoas gostam é o que procuram”.

E tem ainda o empresário que deixou um emprego fixo com um bom salário para vender temperos . Nem o chefe dele queria dar a demissão, mas ele foi em frente. Sabe o que ele diz?

“Não dá  pra pensar em  investir em um negócio só porque  está dando dinheiro. Acho  que a pessoa não deve seguir a manada.  Precisa gostar do que faz, se sentir motivado. Eu, por exemplo, sempre gostei de churrasco, de reunir a família. Nunca pensei no dinheiro que daria, mas no prazer de trabalhar com algo que eu gosto”

E veja o que fala o empreendedor que vende 600 brownies por dia. Sim, 600 doces por dia:

“Se você acredita no seu produto ou na sua ideia, lute, corra atrás, não deixe que ninguém mate o seu sonho. Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. O sucesso só depende de você”.

Eu adoro a dica do engenheiro mecânico que têm uma empresa de presentes só para homens. Presta atenção:

“Primeira dica é saber o que quer fazer, antes de precisar. Muitos amigos de 40 anos são demitidos e só depois vão pensar no que fazer. Mesmo que você não abra nenhuma empresa, tenha uma ideia do que faria, já analise o mercado. Quando saí da empresa eu já sabia o que queria e isso facilitou muito”

As histórias de empreendedorismo também envolvem muita superação.Eu entrevistei uma advogada que estava tão estressada que chegava a pensar em suicídio, mas ela conseguiu dar a volta por cima.. Hoje é maquiadora e está muito feliz, olha o que ela diz:

“A primeira, seria buscar e aceitar ajuda. Eu passei anos sofrendo sozinha. Ninguém sabia dos meus problemas psicológicos e financeiros. Acredito que a jornada pode ser muito mais fácil e prazerosa, quando ouvimos os conselhos das pessoas que nos amam, ou mesmo de profissionais. Há consultoria para tudo: Financeira, carreira, auto imagem, inúmeras terapias. Tudo isso teria me ajudado se eu tivesse buscado essas ajudas antes”

Eu espero que essas dicas, essas palavras tenham te inspirado de alguma maneira. E quando você estiver desanimado ou desanimada releia esse post ou assista o vídeo novamente .  Boa inspiração!!!

Deixe um comentário