Foto: Henderson Moret

O Plano B de um brasileiro em Buenos Aires

 E  se o Plano B da sua vida profissional estiver em outra cidade? Quem sabe em outro País? Foi o que aconteceu com o Túlio Pires Bragança. Formado em Relações Públicas pela UFPR, em Curitiba,  ele  conseguiu pela internet um emprego de redator publicitário na Argentina  e decidiu se mudar para Buenos Aires, em busca de crescimento profissional. Mas não, este não é o Plano B dele.

Foto: Henderson Moret
Foto: Henderson Moret

Poucos meses depois que estava na cidade ele começou a escrever em um blog o  airesbuenosblog.com. Primeiro como um diário com impressões do Túlio sobre a cidade, confissões, dicas de livros, discos e filmes argentino. Mas ele percebeu que o que tinha audiência mesmo eram as dicas de turismo. Como sempre recebeu e recebe muitas visitas, começou a buscar coisas diferentes, até para não ficar enjoado de visitar as mesmas coisas.” Depois de ir no cemitério da Recoleta pela enésima vez eu ficava entediado”.

Foto: Henderson Moret
Foto: Henderson Moret

O Túlio já estava há 8 anos com o blog e começou a ficar conhecido. As empresas de turismo o chamavam para fazer tours pela cidade. Nesses passeios ele percebeu que a maioria dos roteiros eram voltados para europeus e norte-americanos e que não havia nada  específico para o brasileiro “Como eu já tinha lançado uns guias de viagem em formato ebook e a coisa estava dando certo, fiquei animado e resolvi empreender nisso também”. Os passeios começaram em janeiro de 2015 e mais de 1.200 brasileiros  já tiveram o Túlio como guia por Buenos Aires.  

Foto: Henderson Moret
Foto: Henderson Moret

E são roteiros diferentes, ideais para quem quer fugir do óbvio quando viaja. Um dos tours se chama Lado B de Buenos Aires e leva as pessoas para lugares que elas nunca conheceriam sozinhas. Outro diferencial é que um fotógrafo profissional acompanha os turistas registrando tudo e garantindo boas lembranças. O outro tour é um passeio noturno pela cidade que termina com uma vista das luzes da cidade. O Túlio também ganha muitos clientes com a propaganda boca a boca por causa do bom atendimento.”Como sou brasileiro, acabo entendendo melhor o que nossos conterrâneos querem e preferem ser tratados. No Trip Advisor a iniciativa do Túlio é  cotado como o melhor tour em português de Buenos Aires.

 

Foto: Henderson Moret
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Foto: Henderson Moret
Foto: Henderson Moret

 

No início ele fazia tudo sozinho, mas a ideia deu tão certo que o Túlio hoje tem uma equipe de cinco pessoas e fica só com a administração e com as reservas dos passeios. Como bom brasileiro, acostumado a uma economia inconstante e conhecendo a realidade Argentina, que também não é fácil, o Túlio tem o Plano B como um complemento de renda. “Como lidamos com Brasil e Argentina, duas economias que andam bastante instáveis, prefiro estabilizar bem e conhecer a fundo os pormenores do negócio e ir devagar”.

As dicas do Túlio

– Pense nos talentos ou conhecimentos que você tem que se destacam. O que seus amigos vivem perguntando para você ou pedindo para você fazer ? Muitas vezes nós achamos que o que a gente sabe fazer todo mundo também sabe, mas não é assim. Muitas vezes nós temos um negócio em nossas mãos mas nem percebemos. Pode ser uma paixão, um hobbie, um conhecimento específico. Cada um tem algo de especial. Quando algo é bem feito e tem o peso de algum especialista no assunto as pessoas ficam dispostas a pagar.

– Planejamento é importante, mas quem muito pensa acaba agindo pouco. Permita-se errar e ir aprendendo no processo. Vai lá e faz logo. A partir daí você vê a recepção das pessoas, o que elas acharam, o que pode ser melhorado, o que você gostou ou não de fazer no processo. Não tem aprendizado maior do que você testar o seu produto ou serviço. Recomendo muito as pessoas começarem negócios como projetos paralelos se possível. Nada de se jogar na louca. Primeiro ponha o dedinho na piscina para sentir a temperatura e só depois se jogue.

– Sempre pensar em como você gostaria de ser tratado, colocar-se sempre no lugar do cliente. Tentar sempre superar as expectativas para fazer que seus clientes fiquem encantados com o que você faz, transformando-se em garotos-propaganda e falando para todo mundo do seu produto.

www.airesbuenosblog.com

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