Fábio de Moura-Partiu Plano B- 2

O sucesso depois de um curso técnico- O curso de eletrônica no Senai foi o primeiro passo para chegar a Harvard

Fabio de Moura entrou no Senai pela primeira vez aos 14 anos e se apaixonou. Ele ainda não sabia, mas aquele era o primeiro passo que ele estava dando para chegar até a universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Parece meio conto de fadas né? E é realmente uma história que pode fazer sonhar quem procura uma ideia, uma inspiração. O Fabio era um menino que já gostava de desmontar e remontar rádios e aparelhos eletrônicos. Ele tinha prazer em ver as peças todas separadas e entender como elas funcionavam. Era a avó que incentivava dando os rádios  para ele desmontar, mas sempre perguntado se eles iriam funcionar de novo. O pequeno não tinha dúvida: “É claro vó”. Aos 14 anos entrou no Senai para fazer o curso de Eletrônica ( reparador de circuitos eletrônicos). “A faculdade nunca saiu dos meus planos e o Senai foi um importante degrau na minha vida”. Depois do Senai ele fez 2 anos de eletrônica no Cefet. No início do ano 2000 a namorada, que agora é esposa, se mudou para Boston e ele resolveu mudar também para continuar a carreira nos Estados Unidos.

Fábio de Moura- Partiu Plano B

O Fabio se adaptou super bem porque já tinha um inglês avançado, por ter feito dois anos de curso e principalmente por ter lido muitos manuais em inglês. Trabalhou um tempo em uma empresa pequena até entrar na Philips em 2008. “Fui engenheiro de campo primeiro e depois passei a ser Especialista Nacional de suporte. Com o tempo vi que gostava  muito da parte de gerência técnica e resolvi fazer  administração focada em tecnologia”.  Ele me explicou que a Philips tem um programa ótimo de bolsas de estudo e ele aproveitou todas as oportunidades, fez o bacharelado em uma faculdade estadual e depois o mestrado  em Gerência de Negócios pela Harvard. Hoje na empresa ele é especialista de suporte nacional na área de Ultrassom e está fazendo cursos internos para dar o próximo passo na carreira. Fabio mora com a esposa em West Palm Beach, Flórida

Fábio de Moura- Partiu Plano B

 

As dicas do Fábio para os jovens que vão entrar para o mercado de trabalho

-Aprenda inglês. O inglês é essencial para várias profissões, sem contar que você abrirá um mundo de possibilidades.

-Descubra o que gosta de fazer e não perca o foco. Os resultados que obtemos na nossa carreira são diretamente proporcionais ao nosso esforço e dedicação.

-Se estiver em dúvida, entre em um curso técnico ou faculdade. Faça um curso técnico. O investimento é menor em dinheiro e tempo e, se resolver fazer a faculdade, estará muito a frente em experiência e conhecimento.

 

www.senaipr.org.br

 

 

Deixe um comentário