Aposentadoria-Partiu Plano B

Me aposentei e agora? Cinco dicas para se manter produtivo e feliz

Muita gente sonha em se aposentar mas quando acontece… Me aposentei, e agora? A Cleoni Tomazela, que é palestrante motivacional e professora e que tem , aliás, uma linda história de mudança de vida. Clica AQUI  para se inspirar com a história da Cleoni, tem algumas dicas para você se manter produtivo e feliz após a aposentadoria.

Cleoni Tomazela- Partiu Plano B

1- Mantenha a rotina de cuidar da beleza. Pode acordar mais tarde sim, mas quando acordar tome banho, vista uma roupa que dê para você ir na padaria pelo menos. Fuja do Pijama Assassino. Aquele que você veste, fica na frente da TV e acaba morrendo de tédio!

2- Fique visível.  Participe de eventos, de grupos. Pode ser Rotary, Maçonaria, reunião de condomínio, Grupo Mulheres do Brasil, BPW (Business Professional Woman), academia, esportes, etc. Volte a estudar, faça aquele curso que você gostaria de fazer quando não tinha tempo. Faça um curso de dança, faça um curso de culinária ou qualquer coisa que goste. Aqui o objetivo é manter-se na ativa.

3 -Pratique a mentoria. Mantenha suas redes como o Linkedin por exemplo. Os mais novos estão lá à espera da sua contribuição e já tem até uma ferramenta de você dar suas orientações para os interessados, que são muitos.

4– Quer continuar trabalhando depois de aposentado(a)? Aqui eu teria mais 10 dicas para te dar, mas vou me concentrar em apenas 04:

  • Busque algo que você sempre desejou fazer enquanto trabalhava. Você agora pode se dar ao luxo de fazer o que ama.
  • Planeje com cuidado para não gastar todas as suas reservas em algo sem retorno. Busque mentorias, busque o SEBRAE eles têm sempre muitas dicas boas para quem quer empreender.
  • As franquias de baixo custo ou a economia colaborativa são excelentes oportunidades de você manter-se ativo e com renda residual. Modelos de negócios como Mary Key, Jeunesse, Word Ventures entre outros são fantásticas (eu sou uma franqueada da Holding Americana Word Ventures).
  • Pense em multiplicar seu conhecimento em cursos e aulas. O MEC hoje permite que 20% do quadro de professores de uma Universidade por exemplo, contrate profissionais com notório saber, aqueles que tem conhecimento da disciplina na pratica.

5– Pratique o voluntariado. Existem grupos maravilhosos que precisam de ajuda. Na educação, a Junior Archievement tem um trabalho lindo com jovens e adolescentes. O Grupo Mulheres do Brasil (que tem como líder nacional a Senhora Luiza Helena, do Magazine Luiza) tem uma excelente plataforma de voluntariado feminino na busca de igualdade de gênero. Entre tantos outros que você pode procurar de acordo com sua profissão ou causa.

 

 

Deixe um comentário