Fechou o salão de beleza e ganha três vezes mais com arte em pneus

01 de junho de 2016 por Vanessa Brollo

O Anderson Ferreira de Oliveira começou a fazer arte em pneus quase por acaso. É que ele tinha aberto um salão de beleza junto com a esposa, a Sonia Ramos de Oliveira e estava procurando um vaso para enfeitar o salão. Como os vasos nas lojas estavam muito caros ele foi para a internet procurar alguma opção mais em conta. Viu que dava pra fazer de pneu. Como mora do lado de uma borracharia, pegou um pneu para testar. Levou uma tarde inteira para cortar o pneu, se sujou todo. “Quase desisti, mas consegui terminar”. Vaso pronto, ele colocou na frente do salão. No mesmo dia uma vizinha perguntou o preço. Ele ficou surpreso, mas deu um valor e a pessoa encomendou  dois. Era o início de mais um Plano B de sucesso. Com o dinheiro das encomendas ele comprou mais tinta e voltou para a internet. Viu que poderia fazer muito mais coisa com pneu e com o tempo foi desenvolvendo um método próprio de trabalho. Além de reciclar os pneus ele ainda usa restos de PVC usados em gráficas para fazer os bicos das aves. A Sonia é a responsável pela pintura das peças.

Art Pneus- Partiu Plano B

 O casal continuava com o salão, atendendo só de tarde,  mas com o aumento das encomendas  tiveram que fechar as portas. O Anderson disse que ficou quase um ano com as duas atividades porque tinha medo, mas hoje se arrepende de não ter tomado a decisão antes. Isso porque com a venda das peças eles ganham 3 vezes mais do que ganhavam com o trabalho no salão.   Além disso ganharam mais qualidade de vida. A loja e o ateliê ficam em casa e o Anderson me contou que tem liberdade, por exemplo, para levar e buscar o filho na escola.”E se não estou com disposição, posso ficar um dia sem produzir”. Mas isso acontece muito pouco. O Anderson não para de criar. Além de tucanos, araras e sapos, que são um sucesso, faz poltronas e até carro de corrida. As peças já foram para diversas regiões do Brasil e, segundo o empresário, não existe crise para ele.  

As dicas do Anderson

- Tem que trabalhar com algo diferente. No caso da arte com pneus, até tem muita gente fazendo, mas na região em que moro não tinha ninguém. Com algo diferente você sai na frente.

- Se o seu produto ajuda a comunidade e o meio ambiente ele tem mais chance de fazer sucesso. No caso dos pneus não é só artesanato. Eu recolho os pneus, as pessoas já me indicam onde tem pneu abandonado. Em um momento em que se fala tanto em sustentabilidade um trabalho assim se destaca.

-Divulgue o que você faz. Recebi muitos nãos, mas mandei um Louro José feito de pneu para a Ana Maria Braga e ela falou do meu trabalho no programa Mais Você da Rede Globo. Eu acreditei e deu certo! -Não tenha medo! Eu fiquei com medo, mas me arrependo, poderia ter feito antes.  

 Art Pneus Matinhos (41) 99825-7434

Art Pneus - Partiu Plano B

COMENTÁRIOS
Adicione um comentário
Nome:
Email:
JOEL AGUIAR RAMOS
16 de maio de 2021 Responder
Se possível teria como passar se ZAP???
VANESSA BROLLO
18 de maio de 2021 Responder
OLá Joel, entrevistei esse artesão em uma feira há alguns anos e não consegui mais o contato dele, infelizmente Obrigada pela visita ao blog
CARLOS EDUARDO SILVA SILVA
23 de abril de 2017 Responder
seu trabalho e muito bom tambem estou nesse ramo começei em uma escola aqui em minha cidade PERDOES mg exitem muitas variaçoes de peças para se fazer sempre gostei de artesanato ate mais muito bom mesmo
ADEILSON MIRANDA
30 de abril de 2017 Responder
boa noite muito bom trabalho.ja faco puffs com pneus muito lindos gostaria de fazer outras coisas tipo arara etc... mas nao sei se estou usando a ferramenta correta estou com dificuldade para corta-los,tenho maquita,tico tico.
VANESSA BROLLO
01 de maio de 2017 Responder
Olá Adeilson, eu entrevistei o empresário para o blog. No final da matéria tem o contato dele, ok? Att Vanessa Brollo
CARLOS
31 de maio de 2017 Responder
anderson obrigado por ter mandando a foto do carro f1 cara fiz um aqui na minha cidade nao igual o seu mas do seu fiz um ficou bom fez sosseso obrigado mesmo
VANESSA BROLLO
01 de junho de 2017 Responder
Olá Rafael, sou a jornalista responsável pelo blog, não sei se o Anderson vai ver essa mensagem, melhor seria falar com ele pela página do facebook, ok? Att Vanessa Brollo
Comentário: X
Nome:
Email: