Boneca Linda Flor- Artista - Luciana Manfro (1)

Exposição “Boneca de Pano é Gente”

Sempre me encantei com boneca de pano e adorei o nome dessa exposição, que é uma das atrações  da Feira Patchwork Design, que acontece entre os dias 14 e 17 e junho de 2018, em Curitiba. A mostra “Boneca de Pano é Gente – Exposição de Bonecas de Pano”  reúne trabalhos de artesãs de vários estados brasileiros e de outros países e ainda vai promover  uma ação social onde os visitantes vão confeccionar pequenas bonecas de pano com mensagens lúdicas para serem doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos. Entre os trabalhos apresentados na exposição está a boneca Frida, da artesã de Aracruz/ES, Ana Paula Cavalari. A boneca ganhou medalha de bronze na Exposição de Arte Bunkyo 2015, em São Paulo.

Boneca Frida - Artista Ana Paula Cavalari
Boneca Frida – Artista Ana Paula Cavalari

A exposição “Boneca de Pano é Gente” é uma homenagem a “boneca/gente” Emília criada por Monteiro Lobato, personificação dessa fantasia no inconsciente coletivo do brasileiro a partir dos 40 anos, afirma Zeca Medeiros, produtor da exposição. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o homem há milênios, a boneca povoa até mesmo o inconsciente de adultos”.

Boneca Lila - Artista Amanda Steyka
Boneca Lila – Artista Amanda Steyka

Desde a Antiguidade, o fascínio pelas bonecas esteve presente em quase todas as civilizações como representação da arte, fantasia e religiosidade. Hoje a confecção de bonecas de pano é a que mais cresce no mercado de artesanato, atraindo admiradores e colecionadores de várias idades.

Boneco Pinóquio - Artista Perla Rafaelly
Boneco Pinóquio – Artista Perla Rafaelly

Quem visitar a exposição será convidado a participar de uma ação social confeccionando, em uma oficina gratuita, pequenas bonecas de pano com mensagens lúdicas e de otimismo. As bonecas serão doadas para pacientes infantis internados em hospitais oncológicos. Segundo a artesã paulista Cris Lind, coordenadora da ação, a ideia do projeto é criar uma corrente de positividade convidando os visitantes a levarem um pouco de amor e alento para as crianças e suas famílias. Na ação que já aconteceu em São Paulo no mês de março e no Rio, em abril, mais de 600 bonecas produzidas foram distribuídas no Instituto da criança do Hospital das Clinicas e no Inca.

 

SERVIÇO:

Patchwork Design, “Contemporâneo: Exposição Internacional de Arte Têxtil”, Mostra “Boneca de Pano é Gente”, feira de produtos e serviços e ação social.

Data: de 14 a 17 de junho/ 2018 

Local:Expo Renault Barigui – Rua Batista Ganz, 430 – Santo Inácio

Horário: 13 às 19h

Entrada: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia

Site: http://www.bializ.com/patchworkdesign/

 

Deixe um comentário