Areté-1

Empreendedorismo e família

 

Não é porque não existe que eu não posso fazer. A frase  é da Renata Konzen, criadora e proprietária da Consultoria Familiar Sosseguinho. E estas foram apenas algumas das  palavras de incentivo que eu ouvi  no dia 13 de agosto, em Curitiba, durante a palestra Empreendedorismo e Família. Foi uma nova amiga, a Ana Paula Gobbo Bordon, da Papel Invento- papelaria personalizada, quem deu a dica. O meu interesse inicialmente era  conseguir  ainda mais  histórias de sucesso para o blog, mas saí de lá  motivada, cheia de ideias e pronta para qualquer desafio. Parece exagero, mas  depois de ouvir duas empreendedoras super apaixonadas pelo que fazem esse foi o meu sentimento. O evento foi promovido pelo GBG Mulher, confesso que até então não conhecia. O GBG, que é Google Business Group. (www.gbgcuritiba.org)

gbg 1 valendo

A Érica Marques, que é fundadora do grupo, explicou que os encontros do GBG têm o objetivo de conectar, informar e inspirar. Inspirar principalmente as mulheres que têm marido, filhos e que sonham em ter um Plano B, de preferência em casa.  E nessa noite, em especial, a inspiração veio das palestras.

A primeira a falar foi a Milena Stahsefki, proprietária da Areté  Fotografias (aretefotografias.com.br) que  vive com o marido, Daniel, o desafio de serem casal, sócios e pais da Sofia. Milena sabe muito bem  das dores e delícias de empreender em família e além de compartilhar sua história deu várias dicas . Achei interessante deixar registrado aqui as impressões dela sobre o início de qualquer empresa.

As dicas da Milena quando você decide partir para o Plano B

– O sonho tornar-se realidade – planilhas, custos, projetos, plano de negócios SOLUÇÃO: Planejamento, capacitação

–  Investimento inicial – orçamento enxuto x equipamentos necessários/caros SOLUÇÃO: Abrir mão de outras coisas (viagens, jantares, planos de aumento da família)

–   Captação dos primeiros clientes (não amigos!) SOLUÇÃO: Investimento em publicidade

–  Saída do emprego formal – diminuição da renda fixa  SOLUÇÃO: diminuir custos da família

–  Precisamos de lucro –  SOLUÇÃO: Foi automática, resultado do trabalho – carteira de clientes e fluxo de trabalho aumentou muito quando passamos a nos dedicar 100% à empresa

–  Precisamos de mais tempo livre –  SOLUÇÃO: Fortalecer a equipe!

 

gbg 2 valendo

A Renata Kozen, da Sosseguinho,(sosseguinho.com.br) veio em seguida para falar sobre maternidade empreendedora. Ela é casada com Marlon, funcionário público, mãe da Helena e das gêmeas Iris e Flora. O desafio é acompanhar o crescimento das filhas e da empresa também.Aliás, das empresas , a Renata também criou a Baby’s Night Out e o Blog Ser Mãe é Tudo. A Renata viaja o Brasil inteiro dando Consultoria Familiar, passa muito tempo longe da família e para nós que estávamos acompanhando a palestra ela falou sobre:

O que não contam sobre empreendedorismo

– Que você não vai ter hora para nada

-Que você não pode faltar

-Que você tem que investir

-Que você não vai tirar dinheiro do negócio tão cedo

– Que você tem que saber muito mais do que o produto/serviço oferece

– Que você vai perder alguns momentos especiais em família

 

A Renata mostrou a realidade, mas em uma frase resumiu porque tudo vale à pena:

“Porque  quem decide o que acontece na minha  vida, sou eu”

E você está esperando o que para transformar o seu sonho em realidade?

 

 

 

 

2 comentários sobre “Empreendedorismo e família

  1. Muito legal, Vanessa! Acho que o maior desafio mesmo é a paciência, porque a tendência é querermos ver os resultados em pouco tempo. A palestra deve ter sido muito produtiva! Só de você falar já me sinto motivada! rs
    Beijo!
    Fernanda.

Deixe um comentário