Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

Ela é referência na produção de maletas vintage e dá cursos até no exterior

 

Sim, todas essas maletas vintage da foto foram produzidas por ela. E esse é o retrato da alegria depois de concluir mais uma grande encomenda. A Drika Oliveira Partiu Plano B produzindo maletas, caixas e embalagens para decoração. Dá aulas em todo o Brasil e depois de um workshop em Portugal, já tem cursos programados para Espanha, Bolívia e Venezuela. Um sucesso!!

Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

A Drika decidiu empreender depois do nascimento do quinto filho dela. Formada em Artes Plástica com pós em gestão de projetos, ela foi professora, coordenou projetos ligados a infância e adolescência até trabalhar na própria consultoria com gestão de projetos ligados a sustentabilidade de produtores rurais. Quando teve os 4 filhos: Kelvin 22 anos, Nicolas 20 anos, Thales 17 anos e Brian12 anos, ela era professora e conseguia ficar na parte da manhã com eles, na época da gestão de projetos a liga das avós e das babás entrava em ação para ajudar. Eu perguntei como ela dava conta: “Nem sei se dava? (risos). Correria muito grande, consciência sempre culpada achando que poderia dar mais atenção aos filhos, pouco tempo para dar atenção para mim”. Tenho certeza que muitas mães vão se identificar né?

Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

Ela sempre amou o artesanato e pensava mesmo em usar esse talento como um Plano B quando tivesse uns 50 anos… Mas quando engravidou do Kauai sabia que não queria deixá-lo mas mãos de babás, nem de avó, nem em creche. “Queria ter mais tempo para ele como tive para os mais velhos”. Assim começou a empreender com a criação de marcas e identidade visual para empresas. Fazendo buscas pela internet ela viu em sites estrangeiros que estavam usando malas antigas na decoração.”Pensei: Se está usando lá vai usar aqui. E comecei a buscar formas de fazer estas malas”.

Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

Após diversas buscas e perguntas em grupos, sem resposta, começou a tentar fazer sozinha as maletas e, segundo ela: “BUM!!!!!”. O sucesso foi instantâneo. Esse passou a ser o produtos principal e a Drika se tornou referência em maletas vintage. Em pouco tempo estava vendendo para todo o Brasil e também para o exterior. Em uma destas vendas, para uma cliente da Itália, uma peça foi parar na mão de uma lojista, que se apaixonou pelo trabalho e convidou a artesã para dar um workshop em Portugal. Assim aconteceu o primeiro curso fora do Brasil.Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

 

Drika Oliveira Craft- Partiu Plano B

A Drika me disse que o conhecimento na área de artes ajudou, assim como a experiência com gestão de projetos e fomento de novos negócios sustentáveis. Ela aprendeu a se planejar e desde o início se preocupou com todos os detalhes. “Nas peças especificamente, estudo muito antes de produzir. Desde a escolha da combinação de cores/ estampas até na escolha do produto que vou oferecer para o cliente. Até para as aulas que dou eu estudo. Só dou oficinas e workshop de peças que sei que têm saída, que têm venda. Testo cada peça antes com meus clientes. Sinto o feedback deles e só depois que vejo que tem excelente aceitação que monto a oficina”. E  tudo deu tão certo que até o marido da Drika o Rodrigo Pizeta, que é gestor ambiental e sociólogo, Partiu Plano B, e hoje também trabalha no ateliê. Toda a renda da família vem do trabalho com as maletas.  Agora ela fica distante dos filhos só durante as viagens, senão está 24 horas por dia em casa. O Kauai vai junto nas viagens e workshops. “E antes de dar cursos eu acompanhei TUDO dele, cada passo, cada evolução, até as birras”, brinca.

 

As dicas da Drika

-Faça um estudo profundo sobre si mesmo. Sobre o que gosta e o que tem habilidade, mesmo que não saiba ainda fazê-lo.

-Planeje seu Plano B já o enxergando como SUA EMPRESA. Desde o início, mesmo que comece como um ganho extra, estabeleça onde quer chegar em curto, médio e longo prazo. Se você não levar a sério e estabelecer uma meta, ninguém levará.

-Escolha um produto focal e procure ter um diferencial. Vá atrás de conhecimento e se planeje para ser referência no que se propõe. Quando você faz “de tudo um pouco”, dificilmente fará algo com perfeição e mais difícil ainda será as pessoas lembrarem de você na hora de uma indicação.

 

www.facebook.com/ Drika Oliveira Craft

 

@drikaoliveiracraft

28 comentários sobre “Ela é referência na produção de maletas vintage e dá cursos até no exterior

  1. Eu simplesmente amei! Amei os produtos, a matéria e a história. Quero uma de cada!! É a prova de que quando se tem um produto de qualidade, dedicação e foco, as coisas acontecem. Achei o máximo! Parabéns Vanessa e parabéns Drika, ja seguia a Vanessa agora sigo as duas no instagram )

    • Oi Amanda, que bom que gostou. Tive a mesma sensação editando as fotos. Quero uma de cada hahahaha. Sim, se você faz um bom trabalho e se dedica de verdade, pode até demorar, mas dá certo. Obrigada por me seguir no insta e já agradeço pela Drika. Aqui no blog toda semana tem uma história nova. Volte sempre!
      Beijos

  2. Ela é sensacional no que faz, merece todo carinho e reconhecimento, só quem viu todo o processo de nascimento da Drika Craft é quem sabe a guerreira que essa moça é. Parabéns!!!

  3. Seu trabalho é maravilhoso, as maletas, lindas, gostaria de poder falar ou ler mais sobre. Trabalhar fazendo maletas, adoro arte, seria o máximo. Parabéns. Bj

  4. Drika amei ter conhecido sua história de vida!!!sou sua fã…amo de paixão suas maletas….queria muito poder fazer o curso mas ainda não tive oportunidade!!!ficou maravilhosa a reportagem!!!o trabalho dela é simplesmente lindo !!!grande abraço!!

  5. Só tenho a agradecer a Drika, por ter me ensinado um pouco do muito que sabe!
    Mulher guerreira, batalhadora e que sabe o que quer!
    Maravilha!!!
    Bjx.

  6. ja trabalho com cartonagem seu trabalho e muito lindo gostaria de deslanchar com a cartonagem tenho 73 anos amo cartonagem o pouco que sei ensinei umas senhoras que precisavam de um plano b elas estavam precisando tanto que nao cobrei nada e ainda forneci o material de graca e nao me arrependi pois os olhos delas brilharam no termino do trabalho algumas até choraram muito obrigado por essas dicas

  7. conheci a drika por meio deste post e como acabei de receber minhas liindas maletas vim aqui agradecer e recomendar. produto impecável. excelente qualidade e a drika é uma linda. merece todo sucesso! e Parabéns a você, Vanessa brollo pela escolha da entrevista.

    • ah fatima que fofaaa você!!
      fico muito feliz que você gostou das suas maletas lindas e obrigada por ter se dado ao trabalho de viraté aqui escrever estas palavras! você tem muito bom gosto na escolha das combinações e o resultado só poderia ter sido este. que a festa da sua princesa seja perfeita e nao esquece das fotos heim! rsrs ahh e a Vanessa e sim, uma jornalista ímpar. amei saber que me conheceu por aqui. conheceu meu coração e minha familia, antes dos meus produtos então. que venham muitas outras encomendas 😉 PS: vanessa.. muito obrigada novamente.. viu que tô colhendo frutos até hoje com sua matéria? AMEI!

  8. Que história linda! Estou desempregada e me deu motivação. sempre trabalhei dando aula e agora quero ter uma opção de dinheiro a mais. Parabéns! Vou procurar seus cursos! Beijão

Deixe um comentário