Liz

Do mundo corporativo até o programa Que Seja Doce do GNT

 

Liz

O programa Que Seja Doce do GNT é uma divertida competição entre confeiteiros do Brasil inteiro. As receitas escolhidas pelos jurados vão fazer parte de um livro. Além de ficar com água na boca assistindo os episódios foi em um deles que encontrei mais uma história para o Partiu Plano B.Uma das vencedoras do prêmio confeiteira mais doce do canal GNT foi a Liz Mancuso Ferraresi, da Liz Chocolaterie, de São Paulo. Ela ganhou o troféu com essa delícia aí da foto: Cremoso de Chocolate com gelado de café e streuzel de amêndoas.

Chocolate Liz

Mas foi a história de vida da Liz que me chamou mais a atenção. Ela é publicitária e até pouco tempo trabalhava em grandes empresas. Mas casada e com dois filhos, começou a repensar a vida.”Apesar de ocupar um bom cargo e ter um bom salário e pacote de benefícios, não estava feliz por ficar tão pouco tempo com meus filhos”, diz.

Liz chocolate

A família e a busca por qualidade de vida falaram mais alto. Ela abandonou a carreira corporativa e foi atrás de fazer o que realmente gosta que é chocolates e doces. E essa paixão começou há muito tempo . A Liz já ganhava dinheiro produzindo  ovos de páscoa  e bombons quando era adolescente. “Eu envolvia toda a família e comprava, produzia, vendia, controlava estoque, embalava e cobrava, nem sabia que era capaz de tudo isso! Produção encerrada, estoque vendido e eu retomava minha vida de estudante”.

Liz 1- valendo

Liz 2 valendo

Depois  que decidiu mudar mesmo de vida, a Liz fez cursos de aperfeiçoamento e hoje é certificada como Expertise em Chocolate pela Chocolate Academy de São Paulo, além de  estar sempre ligada nas novidades deste universo tão doce. Ela começou trabalhando em casa e agora tem um ateliê. O foco da empresária é o mercado corporativo e eventos, entre as especialidades ela destaca os bombons com frutos brasileiros, etílicos e também macarons.

Liz macaron

Participar do programa, segundo ela, foi uma experiência incrível e ao mesmo tempo estressante. “Afinal não é fácil se expor daquela maneira, disputando com pessoas que já atuam no mercado há bastante tempo, excelentes profissionais e júri altamente qualificado”.

Liz 3

A Liz confessa que foi difícil, foi tenso, foi desgastante, mas muito gratificante. “Esse troféu veio me trazer a certeza de ter escolhido o caminho certo, o caminho da paixão, de fazer o que gostamos”. Segundo a Liz, a receita dela ter sido escolhida para estar no livro do programa só confirmou algo em que  já acreditava, de que quando você corre atrás dos seus  sonhos, a vida fica mais leve. “Apesar  de estar longe dos ganhos financeiros que tinha, tenho outras recompensas que fazem tudo valer a pena”.

 

As dicas da Liz

– Pesquise muito o mercado e faça um planejamento detalhado, principalmente financeiro. O começo é desesperador, muito investimento e pouco retorno. A maior dificuldade é você ser tudo na sua empresa: Administrativo, financeiro, RH, Compras, Vendas, Cobrança, Produção, Desing de embalagens, Manutenção, Marketing. Administrar tudo isso é bem complicado! Confesso que tudo isso ainda está bem difícil de organizar, mas sei que o pior já passou.

 

-Não perca seu foco e peça ajuda para os que dominam áreas que você não está familiarizada.

 

-Montar um negócio é bastante trabalhoso, não tenha a ilusão de que irá se livrar do chefe e conseguirá viver tranquilamente, as preocupações e volume de trabalho irão te acompanhar, mas é um grande aprendizado, te tira da zona de conforto, te faz atuar em áreas que nunca trabalhou. Tem que ter disposição.

 

-Prepare-se para muito trabalho e, quando a vontade de desistir vier, respire fundo e siga em frente! Se você gosta do que faz e trabalha sério, tudo dará certo.

 

www.lizchocolaterie.com.br

6 comentários sobre “Do mundo corporativo até o programa Que Seja Doce do GNT

Deixe um comentário