Vergonha não paga conta

Dicas pra quem tem vergonha ou medo de vender

Você sente vergonha e medo de vender ? Aqui estou eu, novamente, falando de um medo muito comum entre os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando.

É a vergonha ou o medo de vender!  É impressionante como recebo mensagens de pessoas dizendo que têm vergonha de oferecer um produto ou serviço. Para todos a minha resposta é sempre a mesma: Vai mesmo com medo, com vergonha, mesmo com as mãos trêmulas ou meio gaguejando no telefone, mesmo que fique com o rosto vermelho de vergonha. Vai assim mesmo!

Tenha certeza que esse medo vai começar a diminuir depois da primeira venda. E não tem outra maneira de acabar com esse sentimento, talvez ele nunca passe, mas deixa pra lá, o importante é você vender.

Alguns empreendedores, que decidem não arriscar, acabam delegando a venda para outras pessoas. Sim, isso é possível, mas se você está no início, sem muitos recursos vai ter como contratar um profissional só pra vender?

E tem um detalhe, quem sabe mais do seu produto ou serviço do que você? Quem mais vai falar com paixão e verdade sobre o que você faz?

E se esse vendedor, por mais talento que tenha, passar informações erradas? Não atender bem o cliente, ser indelicado, prometer o que você não vai conseguir entregar. Você corre até o risco de perder clientes em potencial.

Você acredita no seu produto?  O bolo que você faz é uma delícia? O artesanato tem um acabamento perfeito? Você é uma terapeuta que sabe que pode ajudar as pessoas? Então não tem porque ter vergonha de oferecer. Tudo é treino!

Eu tenho algumas dicas que podem te ajudar a conquistar clientes, mesmo sendo muito tímido :

– Se você produz algum tipo de artesanato ou vende doces e salgados, por exemplo, coloque sempre, desde o início, uma etiqueta na embalagem com o seu  telefone, assim se a pessoa gostar e quiser comprar mais, ela já tem o seu contato. Já é uma divulgação!

-Use as redes sociais de maneira  inteligente. Nas minhas consultorias para redes sociais sempre indico que é importante criar conteúdo de qualidade para conquistar clientes. Sim, tem que fazer vídeos! E gravar vídeos é uma boa maneira de perder o medo de falar.

– Você pode até ser tímido para coversar com pessoas estranhas, mas com a família não pode ter timidez. Já falou com tios, primos e sobrinhos sobre o que está fazendo? Com eles você tem intimidade para pedir para que compartilhem e divulguem o seu trabalho. É assim que você vai criando uma rede de contatos.

– Outra dica importante se você trabalha em casa. Se programe para sair de casa a cada 15 dias . Marque um encontro com uma amiga, participe de encontros de empreendedorismo. Quanto mais você falar sobre o produto ou serviço, mais vai ter coragem para oferecer, para vender.

-Participe de feiras e bazares. Ótima maneira de perder a timidez porque em um bazar você se obriga a conversar com as pessoas. Além de vender na hora você também faz muitas vendas depois do evento.

– Que tal abrir o seu ateliê para vender mais? Sim, promova um café da tarde. Faça uma linda decoração. Aqui no blog eu já contei a história de uma amiga que faz mosaico e que todo ano promove um evento no ateliê. Clica AQUI pra ver .Os amigos levam outros amigos, e você vai se sentir segura ou seguro falando do seu trabalho no seu ambiente. Tenha certeza que vai vender muito!

Para mais dicas me segue lá no Instagram @partiuplanob

 

Deixe um comentário