Dicas para vender mais no fim de ano

 

Sim, o ano já está acabando e com crise ou não é agora que você  que produz algum tipo de artesanato ou vende bolos e doces ou ainda oferece  qualquer tipo de serviço, tem a expectativa de vender mais. E o Partiu Plano B foi atrás de informação para te ajudar . Conversei com a  consultora do Sebrae/PR, Paula França Tissot que deu várias dicas:

 

1- Diferenciação – Como são muitas pessoas fazendo as mesmas atividades, com resultado final muitas vezes semelhante, acabam concorrendo basicamente pelo preço. A dica é: busque a diferenciação. Pense em como – por meio de suas experiências, suas habilidades, sua formação, sua história de vida – você pode oferecer um produto ou serviço único. Qual a sua especialidade? Dentro do seu ramo de atuação, em que você se destaca? Encontre esta resposta e invista nela!

 

2-  Rede de contatos – Para quem ainda não possui um empreendimento estruturado, com uma carteira de clientes, um espaço físico, utilizar a sua rede de contatos, para inserir seu produto ou serviço no mercado, é fundamental. Ao adquirir novos produtos ou serviços, as pessoas buscam referências. Esse pode ser um ponto de vantagem ao empreendedor que mantém uma rede de contatos ativa. A família, os diferentes grupos de amigos, vizinhos, amigos dos filhos, conhecidos, todos devem saber de seu novo empreendimento e, de preferência, atestar a qualidade de seus produtos ou serviços, impulsionando o eficiente marketing boca a boca.

 

3-  Redes/Clubes de Empreendedores – Existem nas redes sociais alguns clubes/redes de empreendedores por meio dos quais cada um divulga seus produtos/serviços, experimentam os produtos/serviços uns dos outros, recomendam, divulgam, formam parcerias, ampliam suas redes de contatos e de clientes, trocam dicas, descobertas que podem interessar os outros empreendedores, e por fim se fortalecem. Esses clubes/redes podem auxiliar a impulsionar seu negócio, invista neles!

 

4-  Clientes – Você conhece seu cliente? Sabe de suas necessidades, desejos, expectativas? O que faz seu cliente comprar de você? O que faria ele comprar mais ou com mais frequência? O que faria ele indicar seus produtos/serviços a outros potenciais clientes? O que faz ele parar de comprar de você? Estas são questões que devem estar sempre presentes na vida do empreendedor, pois podem servir de referência para compreender os movimentos do mercado, bem como servir de subsídios para decisões estratégicas ao seu empreendimento.

 

5-  Parcerias – Outra forma de expor seus produtos ou divulgar seu serviço é por meio de parcerias estratégicas. Busque empresas maiores, estabelecidas e que possam ofertar seus produtos ou serviços. É pratica de mercado empresas maiores ampliarem o mix de produtos e serviços oferecido a seus clientes, por meio de parcerias para não aumentar os custos fixos. Seja você um parceiro dessas empresas! Também há a possibilidade de incluir seus produtos em lojas virtuais compartilhadas, onde você paga uma porcentagem da venda à loja, porém tem a vantagem de não fazer grandes investimentos para ter um espaço virtual estruturado, reconhecido, e com uma rede de clientes pronta.

 

-Invista na ampliação de sua rede de contatos. Faça seu produto/serviço ser conhecido e recomendado. Conheça seu cliente e suas preferências. Faça seu cliente conhecer o valor de seu produto/serviço, e você não precisará mais concorrer simplesmente pelo preço!

 

www.sebraepr.com.br

 

www.sebraepr.com.br/oportunidadesnacrise

 

Deixe um comentário