Vanessa Brollo-Partiu Plano B

Dicas para quem quer ter um blog

Foi no dia 14 de junho de 2014, no início da Copa do Mundo no Brasil, que fiz o primeiro post do blog Partiu Plano B veja AQUI e me tornei blogueira. O tema empreendedorismo sempre me encantou e quando era repórter de TV eu tive a oportunidade de fazer muitas matérias sobre o assunto. O Partiu Plano B nasceu de uma necessidade pessoal, como jornalista, de dar boas notícias e também de uma curiosidade de saber de onde vem a coragem das pessoas que decidem mudar radicalmente de vida.

Tela computer 1

Ok, então vou fazer um blog. Por onde começar? No meu caso, contratei  uma amiga designer que fez o básico, montou o blog no wordpress, fez a página no facebook e deu  todas as dicas iniciais para que eu pudesse começar a postar. Li TUDO o que encontrei na internet sobre o assunto, entrei em grupos no facebook. Também encontrei gente oferecendo milagres para conseguir acessos no blog, ou como ganhar dinheiro com o blog. Claro que tudo muito caro e eu não acredito em resultado sem trabalho, então, nem pensar. Nas minhas pesquisas todas as pessoas falavam a mesma coisa, que era preciso focar no conteúdo, que os resultados apareceriam se você investisse no conteúdo do seu blog. E assim eu fiz. Mas tem que ter paciência viu? Teve um dia que o blog teve mais de 3 mil acessos, meu recorde de audiência.  Hoje  já consigo ter uma média de 600 visualizações diárias, mas no começo eram 30, incluindo minha mãe, tias e vó, que acham tudo lindo, só que são suspeitas, a minha irmã, que revisa os posts até hoje e implica com os espaços errados que eu deixo, meu marido e minha filha adolescente que só lê depois que eu imploro rsrs. Não é fácil viu?

Como tenho dois empregos, marido, filha, cachorra e gata para cuidar e ainda faço ballet, sim ballet,veja AQUI, consigo postar uma vez por semana . Sei que não é muito, mas essa é uma dica importante ( tem mais dicas no final do post), se a proposta é uma vez por semana não pode furar. Eu sou bem exigente e em um ano fiz até postagens a mais, mas nunca deixei de cumprir o acordo que fiz comigo mesmo.Você também precisa arrumar tempo para se dedicar, no meu caso é de noite, depois do trabalho. Gasto pelo menos 2 horas por dia, inclusive nos finais de semana, para  cuidar do blog, divulgar nas redes sociais, pensar em novos temas, no meu caso marcar as entrevistas. Muito trabalho, mas muito prazer também. Neste ano conheci muita gente interessante, muitas histórias lindas e inspiradoras para os leitores e pra mim também. Percebi que o que é bom, o que está dando certo, também tem público garantido. Também ganhei a etapa Estadual do Sétimo Prêmio Sebrae de Jornalismo, veja AQUI a matéria que foi escolhida. Estou aprendendo muito e tendo cada vez mais certeza que todo sonho é possível

certificado valendo

Sebrae Brasília

Claro que você  está se perguntando se eu já ganho dinheiro com o blog. Ainda não, mas tenho certeza que isso vai acontecer em breve.

 

As minhas dicas para quem quer ter um blog

– Vai fazer um blog? Procure um assunto que você goste muito e que tenha alguma utilidade para quem vai ler. No meu caso meu objetivo é inspirar, com exemplos, as pessoas quem pensam em mudar de vida, em Partir Plano B. Também defina o seu público, pense para quem você quer falar.

– Escolheu o tema? Agora invista no conteúdo, faça textos curtos, escolha boas imagens, se for fazer vídeo capriche na produção, mesmo que seja em casa. E claro, esse conteúdo tem que ser feito por você. Parece óbvio, mas tem gente que copia conteúdo de revistas, de outros blogs. Não dá né?

– Use e abuse das redes sociais para divulgar os seus posts. Depois que eu fiz um curso com a professora Liliane Ferrari ( procure por ela na internet), o Facebook para Negócios, minha mente abriu. Percebi que usava as redes sociais de maneira incorreta. Uma das dicas da professora, por exemplo é não se iludir com o número de curtidas na sua página, não adianta 10 mil curtidas e pouca interação . Ah, e responda a todo mundo que deixar um comentário, seja no seu blog ou na página do facebook, valorize cada leitor.

– E finalmente,a dica de todo empreendedor que eu entrevisto. Não desista!

frase Partiu 1 valendo mesmo

23 comentários sobre “Dicas para quem quer ter um blog

  1. Quem diria que uma jornalista e uma advogada se conheceriam através da blogosfera? Pois é, isso aconteceu conosco, por meio de um grupo no Facebook onde divulgávamos as postagens dos nossos respectivos blogs. Foi realmente um feliz encontro. Aprendemos muitas coisas juntas durante este tempo (o curso da Liliane foi muito bom mesmo, recomendo!) e hoje, um ano depois, me alegro com o sucesso do Partiu Plano B, que é resultado de muita dedicação, trabalho e acima de tudo, amor. Desejo todo sucesso do mundo pra você, querida Vanessa! Que você ainda possa nos brindar com muitas histórias inspiradoras de gente que partiu pro plano B. Beijo grande!!

    • Ah Fer, eu não poderia nominar todas as pessoas que me ajudaram mas você estaria nessa lista. Sem dúvida ter te conhecido foi um dos melhores presentes que ganhei com o blog.Sim, nós conhecemos no grupo, depois nos encontramos no curso da Liliane. Sabe que também sou fã do Escolha Inteligente e que te admiro como profissional e esposa. Uma pessoa do bem que quero ter sempre por perto. Obrigada por tudo que me ensinou, desde reduzir o tamanho das fotos, como usar o Picasa. Nossa eu não sabia nada hahahaha. E vc ainda mudou o tema do blog deixando ainda mais fácil de ler. Obrigada, obrigada e sucesso para nós, sempre.
      Beijos

  2. Parabéns! Fazer com o coração realmente é a alma do negócio… cada curtida vibrei junto desde o começo! Manter o engajamento, a leitura, o público não é mesmo fácil! Muito sucesso!!!

    • Obrigada Rosi, sem você eu não teria nem começado rsrsrsrs. Obrigada por todas as dicas. Lembro de você falar que depois que começa tem que manter as postagens, que não seria fácil, não é mesmo, mas estou muito feliz . Obrigada Obrigada e obrigada pela visita. Sucesso para nó, sempre

      beijos

  3. “O maior investimento de um negócio é a perseverança”.

    Parabéns pela perseverança e pelo carinho com os leitores e seguidores!!!!

    Sucesso sempre!

  4. Vanessa
    É opinião de tia, mas vale muito sim, viu? Mesmo que venha carregada de amor e carinho pelos laços familiares hehehe Desde sempre, lembro de você muito lutadora, acordando as 5 da manhã e indo a pé para a escola, muitas quadras distantes, neste frio de Curitiba…e isso …enta anos atrás. Sua dedicação e perseverança em sempre fazer o melhor, especialmente para contar histórias de pessoas – que é o ar de nós, jornalistas – sempre me encantaram. Temos orgulho de você. Parabéns pelo prêmio. Ops! agora já contei que sou tia!!!

    • Puxa, tia obrigada obrigada pelas belas palavras. Minha tia querida que me inspirou a seguir essa linda profissão, que sempre me incentivou e ajudou mesmo, muitas vezes financeiramente , para que eu conseguisse fazer um curso, por exemplo. Obrigada pelo carinho e tudo bem você contar que é minha tia rsrsrsrsr, tudo bem que sua opinião é meio suspeita , mas vale muito para mim. Beijos Beijos

  5. Vanessa, querida. Quanta inspiração! Visito sempre o “Partiu Plano B”, mas não tinha visto essa postagem com as dicas para criar um blog. Coincidentemente, acabei de te mandar uma mensagem pedindo dicas, hehehe. Saiba que você já está me ajudando muito, mesmo sem saber ainda do que se trata! Um beijo! Mais e mais sucesso pra você!

  6. Olá Vanessa adorei seu blog! Eu também estou criando o meu e estou fazendo várias pesquisas, no entanto queria que você em esclarecesse melhor uma coisa. Você não indica a publicação de vídeos de terceiros no blog, no meu caso o blog que estou criando leva o nome do meu projeto Inspiração Empreendedora que tem o propósito de ajudar mulheres empreendedoras de micro e pequenos negócios a trabalharem de forma organizada e planejada, controlando as vendas, separando o din din pessoal do negócio e por ai…E sempre encontro vídeos interessantes de histórias inspiradoras e afins, mesmo assim você não aconselha fazer o uso deste material, mesmo citando o nome da fonte de onde foram extraídos? Preso muito pela ética e transparência! Help…Obrigada Rosi

    • Oi Rosi, tudo bem? Que legal que está fazendo um blog. OLha, um blog tem que ser autoral, se você quiser fazer alguns vídeos é melhor. Os outros vídeos que te inspiram e que vc quer compartilhar você pode colocar na página do seu blog no facebook. É que no facebook você coloca o link dessas pessoas e vai estar divulgando diretamente o trabalho delas. Já pensou em fazer seus próprios vídeos? Mesmo que seja um vídeo simples vai ser seu. Se quiser conversar mais por e-mail:blogpartiuplanob@gmail.com

      Espero que tenha ajudado

  7. Parabéns querida, você foi perfeita na escolha do tema do seu Blog, precisamos de historias expiradora para nos arrancar da zona de conforto, essas historias estão me tirando do sofá e me levando a luta por uma renda extra. É maravilho conhecer essas historias de sucesso. obrigada

  8. Ola Vanessa, gosto muito do seu blog, mais meu interesse mesmo e por uma ajudinha sua, tenho duvidas sobre Jornalismo que talvez você pudesse me ajudar. Parabéns pelo trabalho. Beijos 😉

Deixe um comentário