Thumb

Dicas para perder o medo de vender um produto ou serviço

Você sonha em empreender, mas tem medo de vender ? Acha que não nasceu pra isso? Eu já entrevistei  muita gente para o blog Partiu Plano B que diz exatamente isso, que adora produzir, criar, mas que  gostaria de ficar bem escondido em seus ateliês sem precisar sair pra vender. Mas não tem jeito, vai ter que perder a vergonha! 

Mas eu não consigo!!! Consegue sim!!!! Você acredita no seu produto?  O bolo que você faz é uma delícia? O artesanato tem um acabamento perfeito? Então não tem porque ter vergonha de oferecer . Eu acho que tudo é treino. Claro que se a sua timidez for quase uma doença o melhor é procurar ajuda psicológica , senão eu acredito que  tudo é treino. 

A gente tem mania, e eu me incluo nesse grupo, de achar que o melhor mesmo é ter alguém que venda pra gente. Sim, seria ótimo, mas será que essa pessoa vai defender o seu produto como você defenderia? E se esse vendedor, por mais talento que tenha , passar informações erradas? Não atender bem o cliente, ser indelicado, prometer o que você não vai conseguir entregar. Você corre até o risco de perder clientes em potencial. 

Eu tenho algumas dicas que podem te ajudar a conquistar clientes até sem muito esforço:

– Se você produz algum tipo de artesanato ou vende doces e salgados, por exemplo, coloque sempre uma etiqueta na embalagem com o seu  telefone, assim se a pessoa gostar e quiser comprar mais, ela já tem o seu contato. Já é uma divulgação.

-Use as redes sociais de maneira  inteligente. Não adianta estar em todos os grupos de facebook, por exemplo, e postar sempre a mesma foto. Escolha um grupo ou uma rede social e interaja, comente nas postagens dos outros.

– Você pode até ser tímido para falar com pessoas estranhas, mas com a família não pode ter timidez. Já falou com tios, primos e sobrinhos sobre o que está fazendo? Com eles você tem intimidade para pedir para que compartilhem e divulguem o seu trabalho. É assim que você vai criando uma rede de contatos.

– Outra dica importante. Se programe para sair de casa a cada 15 dias . Marque um encontro com uma amiga, participe de encontros de empreendedorismo. Saia de casa nem que seja para olhar vitrines. É importante sair um pouco do mundo virtual, do ateliê, do escritório para fazer novos contatos e estimular a criatividade.

-Tenha o cartão de visitas sempre na sua bolsa ou carteira. Você pode entregar cartão no ponto de ônibus, enquanto espera uma consulta médica. O importante é divulgar!

– Ligue para as pessoas, coisa mais antiga né? Sim !Celular também dá pra usar para fazer ligações. Aproveita aqueles grupos intermináveis do Whats App e ligue para as pessoas para oferecer um produto ou marcar uma visita. A pessoa vai ficar tão surpresa com uma ligação que é capaz de comprar. Claro que você deve ligar para as pessoas com quem tem mais intimidade para não se tornar inconveniente. 

-Participe de feiras e bazares. Ótima maneira de perder a timidez porque em um bazar você se obriga a conversar com as pessoas. Além de vender na hora você também faz muitas vendas depois do evento.

– Que tal abrir o seu ateliê para vender mais? Sim, promova um café da tarde. Faça uma linda decoração. Aqui no blog eu já contei a história de uma amiga que faz mosaico e que todo ano promove um evento no ateliê.Os amigos que vão sempre compram !

 

 

2 comentários sobre “Dicas para perder o medo de vender um produto ou serviço

Deixe um comentário