Networking mulheres valendo

Dicas infalíveis de networking para mulheres

Porque dicas específicas de networking para mulheres? Porque ainda somos muito tímidas na hora de trabalhar a nossa rede de contatos. Segundo a consultora e Head Hunter Fabiana Milanez Schneider, da Trilhas da Carreira, dentro do universo feminino o networking ainda acontece com algumas peculiaridades especiais. “Desde criança somos criados a não conversar com estranhos, principalmente quando se trata de educação de uma menina, mesmo sabendo por outro lado o fato de que as meninas são sempre mais relacionais que os meninos”. Vocês já tinham pensado nisso??

Fabiana

A Fabiana preparou algumas dicas que podem realmente te ajudar a iniciar um contato produtivo em uma rodada de networking:

– Olhe nos olhos do outro participante e tome a iniciativa de dizer “olá” de uma forma espontânea, apresentando-se dizendo seu nome e sobrenome, empresa em que trabalha (caso não esteja trabalhando fale sobre sua especialidade profissional), área e pergunte sobre o que a pessoa busca participando daquele evento. Preferencialmente inicie um contato com pessoas não conhecidas ou peça a gentileza de pessoas conhecidas apresentarem você para os contatos delas, e vice versa.

-Encontre pontos em comum entre você e o(s) outro(s) participante(s) para dar continuidade na conversa.

– Chame a pessoa pelo nome demonstrando atenção a ela

-Saiba (ou treine para) ser sucinto e tenha um script resumido sobre você mesmo, empresas e projetos que já trabalhou (os que mais se identificou e trabalharia novamente, por exemplo) e fale também sobre os principais projetos que está atuando em sua empresa hoje.

-Troque seu cartão de visita caso tenha interesse e visualize possibilidades positivas de benchmarking, novos negócios ou mesmo algum interesse no ramo de atuação da pessoa, e tome a iniciativa de pedir o cartão da outra pessoa também.

– Circule pelo ambiente para conhecer e conversar com diferentes pessoas dentro daquele espaço de tempo do evento. Dependendo de seu interesse, tenha uma meta de trocar no mínimo 5 cartões de visita naquele evento.

– Nos dias seguintes, tendo interesse, encaminhe uma mensagem comentando sobre terem se conhecido no evento X e se colocando a disposição para futuros contatos e/ou pedindo agenda para uma reunião sobre um tema de interesse comum.

-Seja sincero, discuta sobre assuntos e temas de relevância e saiba se retirar caso o tema não esteja sendo agradável ou de interesse para um ou ambos os lados. Esteja preparado e respeite caso não tenha resposta do contato feito. Dependendo de seu interesse reforce o contato através de uma segunda mensagem pelo mesmo canal ou tente contato novamente por outros meios.

O que NÃO fazer?

Evite:

– gargalhadas em alto volume

– conversas paralelas em baixo volume enquanto o palestrante fala

– iniciar assuntos polêmicos

– abrir informações privadas sobre sua empresa, falar mal de seus superiores ou colegas, ou até mesmo de um projeto sigiloso em que está trabalhando

– roupas extravagantes e perfumes fortes

– esquecer seu cartão de visitas pois ele é uma forma real de ajudar a lembrar das pessoas com que fez contatos

 

www.trilhasdacarreira.com.br

Sobre Fabiana Milanez Schneider

Consultora de Carreira e Headhunter, possui quase 20 anos de experiência profissional em empresas nacional e multinacional atuando em áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Comercial e Educação Executiva. Nos últimos anos tem se dedicado à área de gestão de Carreira e desenvolvimento humano, além de especialista em LinkedIn e professora de R&S em pós-graduação. Sócia-Diretora da empresa Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira e associada à ABRH PR, é graduada em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing, certificada DISC e Orientação Profissional. Fabiana é filha de Pai TI e Mãe Professora, é casada com Claudio Cercachim, mãe da Nathalia, maratonista, curiosa por pessoas e pela tecnologia.

Deixe um comentário