sucesso valendo

Dez dicas para futuros empreendedores

Não existe fórmula mágica mas separei dez dicas para futuros empreendedores. São dicas de artesãos, culinaristas, prestadores de serviços, comerciantes e pequenos empresários das mais diversas áreas. Eles Partiram Plano B  na vida profissional e hoje são um sucesso. Esse é basicamente o perfil dos entrevistados do meu blog. E sucesso não quer dizer necessariamente  ganhar mais dinheiro e sim ter mais qualidade de vida, ter mais  tempo para ficar com a família e, principalmente, fazer o que gosta, o que ama. Além de divulgar as histórias de sucesso de quem Partiu Plano B, meu objetivo é que essas pessoas  também possam ajudar você com algumas dicas. Com certeza uma  delas vai te inspirar.

1-Presenteie com o que você faz. Aproveite festas de família e de amigos para  mostrar o seu produto. Pode ser pão de mel, bolachas, bordados, bijouterias…

pão de mel-valendo

2-Fique longe de pessoas pessimistas. Você não precisa delas pois o seu dia a dia já vai lhe trazer muitas batatas quentes para descascar

Girassol-valendo

3- Busque algo que te traga alegria de viver. O que te faz feliz!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 4- Se for trabalhar em casa, reserve um espaço só para isso para não interferir na rotina da sua família

Trabalhar-em-casa

5-Conheça o DNA do seu cliente. Saber o que ele procura, o que quer comprar pode garantir o sucesso do seu empreendimento

passeio-valendo

6- Não fique parado no tempo. Esteja sempre antenado às novidades, busque informações para sempre estar agregando valor ao seu produto.

 7- Cuide do aspecto financeiro. Só depois de um ano você vai ter noção de qual é  o melhor mês para a venda. Anote tudo o que gasta, com matéria prima, com as horas de trabalho, só assim você vai saber se está lucrando.

mosaico valendo mesmo

 8- Se preocupe com a parte administrativa. Muitas  pessoas com uma paixão  se perdem nas contas. Existem vários cursos, alguns até de graça que podem ajudar.

9-Não fique só imaginando. Tem que começar para ver se vai dar certo.

brinde valendo

10-Enfim, basta acreditar e ter muita dedicação, o passo mais difícil é agir, ideias vão e vem, mas acreditar em uma delas e agarrá-la com coragem é o primeiro passo. Junte toda sua sabedoria, sua experiência de vida, pois tudo que viveu até hoje é válido, pode ter certeza disso.

7 comentários sobre “Dez dicas para futuros empreendedores

  1. Vanessa, adorei o post e me senti muito mais inspirada depois que li essas dicas. Gostei bastante da primeira, ainda não tinha pensado na importância de divulgar o seu produto mesmo que seja presenteando algum amigo. Afinal, temos sempre que mostrar o nosso produto para mais e mais pessoas. Adorei tudo aqui! Beijão!

    • Oi Mariana, que bom que você gostou. Essa dica é boa mesmo rsrsr. Por isso que é bom quando um empreendedor dá a dica, são mais práticas.

      Obrigada pela visita e saiba que gosto muito do seu blog também

      Beijos

Deixe um comentário