Arquivo Pessoal

Depois do câncer deixou a carreira corporativa para ser nômade digital

O que você faria se recebesse o diagnóstico de câncer? A Priscila Kamoi que teve câncer na tireoide, decidiu que precisava ter uma vida com mais propósito e por isso largou um alto salário e a estabilidade em uma multinacional para ser uma nômade digital, ou seja, ela pode trabalhar pela internet onde quer que esteja. A maior parte desses profissionais trabalha nas áreas de tecnologia e criação de conteúdo digital. São escritores, blogueiros ( olha eu aí), contadores, programadores, profissionais de SEO, designers, fotógrafos, donos de e-commerces, tradutores e consultores. No caso da Priscila, ela criou um blog de viagens mas hoje também atua como consultora empresarial e tem uma loja online de camisetas.

Priscila Kamoi -Partiu Plano B

Resumindo a trajetória parece que foi fácil né? Mas a Priscila planejou muito bem a mudança em busca, segundo ela, de mais felicidade, liberdade e realização.“Comecei a pesquisar na internet pessoas com estilo de vida nômade digital, que já é muito forte fora do Brasil e aqui está começando. Antes de pedir demissão, pensei no que poderia fazer remotamente, de qualquer lugar do mundo. Pesquisei negócios e estilos de vida dos nômades digitais, além guardar dinheiro para o primeiro ano dos novos negócios.” Como ama viajar e achava injusto ter só um mês de férias para fazer isso começou o blog Jornada Kamoi, Viagens e Felicidade, que hoje retrata mais de 20 países divididos em mais de 40 roteiros.

Priscila Kamoi -Partiu Plano B

Ela ressalta que o segredo do sucesso do blog está no formato de levar dicas práticas de viagens.”Escrevo de forma simples, posto lindas fotos e mostro a experiência de uma brasileira de forma bem pessoal, nos cinco cantos do mundo”.  No canal no Youtube, além dos vídeos com roteiros de viagens, a Priscila fala da  experiência como empreendedora digital. “Faço com profissionalismo. Posto com regularidade no Blog, no Facebook e no Youtube, e respondo aos comentários de todos seguidores”. E ela    se diz satisfeita com o que está vivendo: “Uma vida com mais sentido, propósito, liberdade e com uma rotina mais feliz”. E  esse foi só o começo. Como um blog demora para dar retorno financeiro a Priscila, que também gosta de moda, lançou uma loja online de camisetas femininas (Kamoi Tees), que faz sucesso inclusive entre os famosos da internet como Bruna Louise (YouTuber e atriz), Gabriela Pugliesi (musa fitness), Luisa Accorsi (blogueira de moda), Maicon Santini (ator e vloger) e Beta Whately (publicitária).

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

“Eu mudei muito depois do câncer. Hoje eu valorizo as coisas simples da vida, cuido da minha saúde e não me estresso pelo o que está fora do meu controle. Entendo que sou a responsável pelo meu destino e por tudo o que acontece comigo, seja bom ou ruim. Ser feliz não significa que tudo é perfeito. Significa que eu decidi olhar além, apesar das imperfeições da vida”. A blogueira recomenda às pessoas que não adiem a vida. “Não seja daquelas pessoas que dizem: ‘Um dia eu vou fazer isso, fazer aquilo, vou viajar o mundo’. Você não vai. Não existe uma hora perfeita para fazer isso. Você tem que encontrar tempo para fazer o que gosta agora.Fazer mudanças realmente dá medo, mas o que mais dá medo é o arrependimento”, aconselha Priscila Kamoi.

 

As dicas da Priscila

 

-A primeira dica que eu dou para quem quer mudar o rumo da carreira é guardar dinheiro. Quando você tem dinheiro guardado, você tem mais liberdade de escolha, seja para trocar o carro, comprar uma casa, fazer uma viagem ou abrir o próprio negócio. Eu guardei dinheiro durante 10 anos que trabalhei no mundo corporativo e quando me senti preparada decidi pedir demissão para ter meu próprio negócio. Investi muito pouco no começo, somente com os produtos, que são as camisetas, pois a loja virtual eu montei sozinha. O blog também eu montei sozinha, só gastei com as despesas básicas como domínio e servidor! Você não precisa investir muito dinheiro para empreender online e essa é uma das vantagens de ter um negócio digital, eu não gasto com aluguel, funcionários, infraestrutura e etc!

 

-A segunda dica é fazer um plano de negócios e estudo de viabilidade antes de abrir o próprio negócio. Como sou formada em Administração e Marketing acho essencial ter um planejamento, organização e colocar tudo no papel para não se surpreender depois. Antes de eu ter a loja, eu fiz uma planilha financeira com quanto eu iria gastar, qual seria o custo do meu produto, o lucro líquido e qual poderia ser meu faturamento máximo.

 

-Hoje em dia eu tenho três negócios: a marca de camisetas, o blog de viagens e minha consultoria empresarial. Os três surgiram de uma visão que tive do mercado, principalmente a consultoria, e esta é minha terceira dica: ter visão, encontrar uma oportunidade. A consultoria surgiu pois muitos amigos e colegas pediam ajuda para mim para fazer um plano de negócios, entender de marketing e mercado, entender planilhas financeiras e percebi que não tinham consultorias empresariais para start ups e pequenas empresas, somente para empresas grandes. Na Express Consultoria, oferecemos todos os serviços para quem quer começar ou melhorar o negócio, como plano de negócios, estudo de viabilidade, plano de marketing, pesquisa de mercado, criação de site, loja online e identidade visual. Assim como a minha marca de camisetas, percebi que não tinham muitas empresas que faziam camisetas personalizadas e decidi eu mesma fazer. Por isso minha terceira dica é ter visão, encontrar uma oportunidade de negócio.

 

-A próxima dica é ter competência, conhecimento, estudar sobre seu negócio. Quando decidi empreender, entendia de Administração e Marketing, mas não especificamente de moda, estamparia, confecção, template, blogs, formas de escrita. Para isso, estudei muito sozinha e descobri várias coisas pela internet mesmo. Hoje em dia tem muito conteúdo na internet para aprender a fazer as coisas sozinha e com o tempo vai aperfeiçoando.

 

-E a última dica é ter coragem. Sem coragem nada sai do papel, não saímos da zona de conforto. Quando você tem dinheiro guardado, planejamento, visão e competência fica mais fácil fazer com que a coragem supere o seu medo. Acreditar no que faz, dar o seu melhor, se dedicar e persistir, ter paciência são coisas fundamentais para dar certo. A jornada empreendedora pode ser muito mais difícil em alguns momentos, é dar um salto de fé, porémm a recompensa e a gratificação é muito melhor.

 

 

www.jornadakamoi.com

 

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

6 comentários sobre “Depois do câncer deixou a carreira corporativa para ser nômade digital

  1. Vanessa
    O que mais me surpreendeu nesta história da Priscila foi a ousadia e a responsabilidade que ela demonstra, ao mesmo tempo. A responsabilidade poderia atrapalhar a ousadia de mudar. Mas a ousadia, claro que impulsionada por um momento marcante, mas calcada em muita responsabilidade a ajudou a dar este giro de 360 graus. Somando com a previdência de guardar dinheiro por um tempo e mais a capacidade de planejar e a vontade e disposição de aprender coisas novas…Para mim foi um dos exemplos mais impressionantes que você nos apresentou para um Plano B.
    Abs e nos traga sempre mais histórias objetivas como esta!

    • Oi Silvana , que bom que você gostou. Siiim a Priscila é um ótimo exemplo de que antes de mudar de vida a pessoa tem sim que se planejar. Claro que ela teve um problema de saúde que a impulsionou a mudar de verdade, mas pensou muito bem antes, guardou dinheiro, fez pesquisa de mercado. Isso explica o sucesso que ela faz hoje né?

      Beijos e obrigada pela visita ao blog

  2. Muito muito legal mesmo, sem duvida uma historia que inspira. As dicas que a Fernanda da como planejamento, coragem, dedicação, paciencia…etc, ja ouvimos em algum momento de nossas vidas…mas quando vemos que alguem esta vencendo, alcançando seus objetivo e sendo feliz usando essas dicas, com certeza nos da mais coragem sim.
    Priscila Kamoi, …toda sorte do mundo pra voce e que voce possa visitar mais dezenas de paises e nos trazr mais e mais experiencias com suas historias.
    E a voce Vanessa Brollo…desejo a cada dia mais e mais sucesso com seu trabalho …que com toda a certeza nos inspira e faz voltar a tona a vontade de mudar e ser feliz.

    Obrigado…Felicidades e Sucesso pra voce.

    • Obrigada Serginho pelas palavras. Essas empreendedoras são incríveis mesmo. Elas também me inspiram e me dão força para continuar o meu trabalho que é divulgar histórias como essa. Na verdade percebo que é mais que um trabalho já considero uma missão.

      Muito obrigada pela visita e sucesso para nós.

Deixe um comentário