Foto:André Nisgoshi

Deixou o setor de informática para realizar o sonho de ser chef de cozinha

Ainda quando estava na faculdade de Ciências da computação, se preparando para trabalhar com informática, o Roberto Mello Pereira Filho começou a ter vontade de cozinhar, experimentar novos sabores e levar felicidade para as pessoas com a comida que fazia. Ele se formou, abriu uma empresa de informática, só que a vontade de cozinhar aumentava na mesmo proporção em que trabalhar como programador diminuía. Depois de estudar as possibilidades de abrir um negócio na área, Roberto começou um processo de desligamento da empresa de informática, ao mesmo tempo em que foi atrás para se especializar em gastronomia. “Todo o processo de transição foi planejado”.  Era o início de mais um desafio na vida do jovem que também é beer sommelier e que foi mágico profissional  na época da faculdade.

Foto; André Nisgoshi
Foto; André Nisgoshi

Só que não foi em um passe de mágica que o Roberto realizou o sonho de se dedicar à gastronomia. Ele fez o  curso de chef de cozinha e viajou para a Tailândia, Camboja e Vietnam onde fez cursos de comidas típicas. Depois de tomar a decisão de abrir uma casa de massas foi para Bologna, na Itália. “Queria aprender com os melhores do mundo a fazer a melhor massa! Assim como conhecer  a rotina de um estabelecimento de venda de massas de produção totalmente artesanal”.

Foto: André Nisgoshi
Foto: André Nisgoshi

Roberto é divorciado, mas diz que no momento está casado com o restaurante que abriu, em Curitiba. O apoio da família,segundo ele, foi um dos pontos cruciais para a mudança. “Sem o apoio deles nem imaginaria trocar de área. Me apoiaram desde que surgiu a primeira possibilidade disso”.

 

As dicas do Roberto

 

-Conheça profundamente os seus clientes. Em uma área onde o gosto pessoal impera, precisamos manter o contato de uma forma mais próxima com os clientes para entender se o que estamos fazendo está dando resultado.

– Tenha um diferencial. Todas as áreas já estão abarrotadas de concorrentes, hoje a qualidade já não é mais um diferencial, é básico, desta forma temos que buscar maneiras criativas para se destacar.

– Adote estratégias de comunicação. Mesmo com um diferencial, sem comunicar para a sociedade que você existe, o que você fornece e qual é o seu diferencial de fato, o retorno será em longo prazo. Por meio das estratégias de comunicação de hoje, conseguimos alcançar potenciais clientes de forma muito mais ampla.

 

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Foto: André Nisgoshi
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