Made- Partiu Plano B

A designer deixou o mundo corporativo para fazer arte

A Elaine Borkoski é designer  gráfico e durante 15 anos esteve no mundo corporativo, mas chegou uma hora que  ela não tinha mais motivação e tudo piorou com a grave crise econômica do Brasil, quando teve uma demissão em massa na empresa. Ela ficou, mas neste momento percebeu que precisava buscar algo que fosse só dela e pensou em unir o design com o artesanato.

Made- Partiu Plano B

O filho dela, que era muito pequeno, também pesou na decisão  de empreender. “Estava sempre atrasada, sempre na correria. Quando chegava em casa estava exausta que não conseguia dar atenção para o meu pequeno”.

Apesar das dificuldades e da desmotivação a Elaine se preparou antes de partir para o Plano B. “Fiz coaching para descobrir o que eu queria! Este processo foi fundamental para a mudança! Ao mesmo tempo fazia terapia”. Ela também fez cursos de e-commerce, vendas, empreendedorismo criativo. “Tudo que era sobre mudança de vida e empreendedorismo eu participava!” E sim, enquanto estava com emprego fixo também já produzia as peças da marca que estava desenvolvendo  como vasinhos pintados à mão, cadernos e planners. “Tinha uma dupla jornada! Durante o dia trabalhava para a outra empresa, a noite cuidava do filho e acordada às 5h da manhã para trabalhar para a Made. Era puxado!”
O apoio do marido foi fundamental para essa mudança de vida e hoje a Elaine comemora as suas conquistas e uma delas é trabalhar em casa e ficar mais tempo com o filho. “Poder participar de pequenos momentos, como buscar e levar na escola, passear no parque, ficar em casa desenhando, tem sido enriquecedor!”

Made- Partiu Plano B -1

Para vender as peças ela participa de feiras e bazares que têm custos muito mais baixos se comparados a ter uma loja física. A Elaine ainda deixa seu trabalho em lojas colaborativas e vende pelo Instagram. O próximo passo é abrir um e-commerce. E o artesanato, segundo a empresária é uma porta de entrada .“Meu trabalho como designer, me permite atuar em vários segmentos! Aliar o design e o manual enriquece as minhas peças!”

A Elaine diz que gosta muito de frases e tem algumas dicas para quem sonha em empreender:

–  Daqui um ano, você vai desejar ter começado hoje!
Dê o primeiro passo, escreva sua ideia!
Imagine tudo o que você quer fazer e registre isso!
Escrever é uma forma de planejar e materializar seu negócio!

– Faça até dar certo
Muitas dificuldades virão durante o processo, mas não desista. Não pare no primeiro obstáculo! Amadurecemos pelas experiências!

–  Sonhar não custa nada
Quanto mais imaginamos o que queremos mais sabemos onde queremos chegar! O sonho se transforma numa meta!

Lá no Instagram procure por :@madedecoracaocriativa

Deixe um comentário