Soraia

Como o empreendedorismo ajudou a conquistar um espaço no mercado de trabalho

Normalmente conto histórias de pessoas que deixam o  mercado de trabalho para empreender, mas a Soraia Guillarducci fez o caminho inverso. Foi depois de empreender que ela teve oportunidade de conquistar espaço no mercado de trabalho. Eu entrevistei a Soraia  em 2007 quando era repórter de TV.  Na época ela fazia comida congelada. Autodidata, ela diz que se formou na gastronomia da vida. Começou vendendo as  papinhas que fazia para os filhos gêmeos, que eram bebês, e depois ampliou o cardápio. Criou um delivery de sopas e estava indo muito bem.

Sopa

E foi essa formação na “faculdade da vida” que chamou a atenção do dono de um restaurante orgânico. A Soraia foi convidada para renovar o cardápio do local e implantar novidades saudáveis. Depois de um tempo ela saiu e já foi convidada para trabalhar em outro restaurante onde dá consultoria sobre alimentação saudável e reeducação alimentar .”Como sub-chefe participo de toda a rotina da cozinha e contribuo com novas experiências já vivenciadas na minha área de atuação”. Deixou a vida de empresária para voltar ao mercado de trabalho.

Soraia 1

A Soraia, que agora é chefe de cozinha e consultora em alimentação saudável, ainda mantém alguns clientes fiéis das sopas e confessa que não foi fácil deixar de empreender para voltar ao mercado de trabalho. “Levei em conta que precisava e podia aprender e ensinar mais se estivesse em contato com outros profissionais da área da gastronomia. Mas o impulso maior foi que a vida tem que ser um constante aprendizado e por isso é importante abrir a mente e o leque de opções”.

As dicas da Soraia

-Empreender é algo essencial em algumas pessoas. É uma mistura de ousadia, arrojo e muita coragem canalizada. Outras pessoas são um pouco mais comedidas, meticulosas.

-Eu digo que todos temos um lado empreendedor dentro de nós. Alguns precisam de planejamento e rumo antes de partir para essa viagem, outros partem e encontram bifurcações pelo caminho, durante a jornada, seguindo a intuição e tomando as decisões conforme elas vão se apresentando na sequência.

– Empreender é risco. É acreditar em seus sonhos, mas com os pés tocando o solo. É sair da zona de conforto e arriscar. Ouvir a voz de seu subconsciente de que se não tentar, você nunca vai saber. O não todos já temos. Talvez precise começar pequeno. Talvez tenha que já fazer algo grande. A verdade é que ambas as possibilidades sempre começarão dando-se o primeiro passo! Desejo sorte a todos!

(41)99534 5571

soducci@hotmail.com

Um comentário sobre “Como o empreendedorismo ajudou a conquistar um espaço no mercado de trabalho

  1. Parabéns querida Soraia. Sou sua fã desde sempre e sei que com toda sua capacidade, força de vontade, dinamismo, você ainda vai bem mais longe.

Deixe um comentário