Foto Blog

Ainda não sabe qual o seu Plano B? Esse texto é pra você!

É agora no fim de ano que muita gente começa a refletir sobre um Plano B. Será que devo mudar de profissão? Será que consigo transformar o meu hobby em trabalho? E a maioria até pensa em mudar, mas não tem a menor ideia do que fazer como Plano B. Este é o seu caso? Sonha em deixar aquele trabalho que não te faz feliz, mas ainda não identificou o seu verdadeiro talento? Calma que eu tenho algumas dicas que vão te ajudar:

– Para empreender você precisa se conhecer. Esse processo de autoconhecimento é muito importante para identificar o que você gosta de fazer. E tem que ser muito sincero com você mesmo ao responder perguntas como: Porque quero mudar? O que está me fazendo infeliz? Que tipo de erro não quero cometer novamente?

-Presta atenção também no que as pessoas falam sobre você. Elogiam muito um bolo que você faz ou seu talento  para organização, ou ainda, todo mundo diz que você seria uma boa vendedora ou que cuida muito bem de plantas. Esteja atento a esses sinais, porque muitas vezes são as pessoas de fora que vão te inspirar com alguma ideia de negócio.

-Um hobby pode se tornar mesmo um negócio, mas você precisa saber que ter um hobby é diferente de ter uma empresa que vai envolver problemas burocráticos do dia a dia, exigir disciplina e prazos.

-O que você ama fazer e que faria até de graça? Sim, é um clichê, mas tem que amar o que você faz. No dia a dia, muitas coisas vão dar errado, mas se você ama muito o que faz vai ficar mais fácil enfrentar as dificuldades.

-Se você precisa visualizar as opções de Plano B, escreva uma lista  com várias possibilidades . Analise essa lista, faça anotações de prós e contras, divida essas possibilidades com as pessoas mais próximas.

– Se você já tem mais ou menos uma ideia do que fazer como Plano B  então aproveita a folga agora do final do ano para se informar sobre a área. Sim, essa folga pode ser muito produtiva se você começar a fazer uma pesquisa sobre temas que te interessam. E a internet está aí pra te ajudar. Aqui mesmo no blog Partiu Plano B  você encontra muitas histórias para te inspirar. Leia, assista vídeos.

-Marque um café com alguém que já mudou de área. Você vai se surpreender com a disponibilidade das pessoas de contar suas histórias e te ajudar com dicas valiosas.

– Finalmente, saiba que planejar é importante, mas agir é essencial. Assim  que identificar o que você gostaria de ter como Plano B na sua vida pare de pensar e  coloque em prática. Comece aos poucos, com o que você tem, mas COMECE.

Para mais dicas de empreendedorismo e inspiração me segue lá no Instagram @partiuplanob

Deixe um comentário