boneca 1 valendo

A artista das bonecas de pano

A Susete é daquelas empreendedoras que acreditam que é preciso se arriscar. E foi isso que ela  fez quando Partiu Plano B para  fazer bonecas de pano.Susete Brazão Wisniewski é  formada em Ciências, cursou Geografia e fez Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná -EMBAP. Trabalhou um tempo como escultora e também restaurando  obras de arte. Ela diz que o  mercado de artes é muito difícil e por isso começou a pensar em um Plano B. Queria alguma coisa que desse prazer e que também dependesse do senso criativo dela. Criou a Soul de Pano Arte em Tecido e começou a produzir bonecas.

 

boneca valendo

O início não  foi fácil. Ela diz que ouviu muito: “Você é uma artista! como vai trocar isso para fazer bonecas?”. O que as pessoas não sabiam é que a ideia da Susete era transformar as bonecas de pano em obras de arte. E foi usando os conhecimentos de escultura que ela conseguiu chegar ao modelo que considera ideal.  Foram horas e horas esculpindo  com tesoura e estilete a cabeça das bonecas em blocos de espuma. Susete queria, por exemplo, que a boneca tivesse bochechas e não o rostinho chato como todas as outras. A inspiração  acabou sendo  as bonecas de pano de antigamente, além das bonecas russas e Tildas dinamarquesas.

 

boneca 2 valendo

No início a Susete vendia apenas para a família. A mãe  que comprou pra dar pra um sobrinho, a tia que queria dar pra uma amiga grávida…Ela confessa que chegou a pensar: “Quem vai querer comprar minhas bonecas? Vender só pra família não dá.” Foi então que ouviu uma frase que a Ana Maria Braga disse no programa da Rede Globo :

“Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da segurança nunca vai muito além da margem”.

(Dale Carnegie)

E foi com essa frase que ela se sentiu motivada para se arriscar e postar a bonecas em um site de compra e venda de artesanato o www.elo7.com.br. “A partir daí  não parei mais de atender pedidos”, comemora. As bonecas de pano da Susete, de tão lindas,  são usadas mais em decoração e os clientes podem escolher  cor dos cabelos, da roupa, o penteado. Com isso cada boneca é única. ”Quando eu termino vejo que cada uma tem sua personalidade. É como filhos…”, diz. E esses “filhos” estão indo longe.


Alguns dos anjinhos feitos pela Susete foram para uma feita de natal em Helsinki, na Finlândia em 2013 e a artista plástica foi convidada para ministrar um workshop num atelier em Portugal . E para lembrar que as bonecas  de pano são, afinal, do universo das infantil, é a filha mais nova da Susete, a Clara, quem escolhe o nome dessas bonecas lindas.

 

As dicas da Susete

-Tenha certeza do que você gosta de fazer. Caso contrário não dará certo

– Arrisque-se! Toda vida é um risco

-Invista sempre na qualidade dos produtos que for usar

-Acabamento e capricho nos detalhes são fundamentais

– Se você não sabe vender ( como eu! ) peça ajuda pra quem sabe.

-E não esqueça que a propaganda e amor pelo que faz é a alma do negócio.

(43) 99638 2465

www.souldepanoarteemtecido

25 comentários sobre “A artista das bonecas de pano

  1. Lindas as suas bonecas! Eu vou fazer 70 anos, há 6 meses sai do emprego que tinha e adoro fazer bonecas. Sou iniciante e a gente vê que preciso me aprimorar. Você , com sua frase, deu uma “guinada” no meu medo, e resolvi partir atras do meu ideal. Obrigada, Susete, pela tua página, tenha sempre muito sucesso e encante o mundo com seu trabalho. Feliz Ano Novo para vc e sua filhinha. Abraços.

    • Oi Marlene, sou a jornalista responsável pelo blog. Na verdade a página é minha, eu entrevisto empreendedoras como a Susete. Que legal a sua história, acredito que nunca é tarde para mudar. Quem sabe conto sua história aqui no blog?

      Feliz ano Novo para você e obrigada pela visita

  2. Boa tarde!
    Lindas as suas bonecas!
    Gosto muito de artesanato, já fiz de tudo um pouco e ano passado comecei a fazer bonecas de pano e estou amando. Achei lindo o rostinho da sua boneca, vc dá curso? Obrigada, e que Jesus continue abençoando cada vez mais o seu lindo trabalho.

  3. sou uma apaixonada pela arte nasci assim tudo que voce imaginar faco de arte mas minha paixao e bonecas talvez porque tive uma infancia pobre seu trabalho e sinplesmente lindo;

Deixe um comentário