Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

Antes de ser bikini fitness ela era sommelier e chefe de cozinha

 

Até entrevistar a Vanessa Hartmann eu não sabia o que era bikini fitness. Descobri que é uma categoria do fisiculturismo, criada exatamente para que mulheres com biotipo como o da Vanessa, que é mais magra, possam participar das competições. E sim, antes de ser atleta ela era sommelier e chefe de cozinha, ou seja, até por uma exigência do trabalho, comia e bebia muito bem todos os dias. Mas deixa eu contar essa história desde o início.

Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

A Vanessa morava em uma pequena cidade chamada Palmeira aqui no Paraná, veio para Curitiba para trabalhar no administrativo de uma adega e começou a observar o trabalho dos sommeliers. O chefe dela percebeu que a jovem estava se interessando pela área e se ofereceu para pagar metade de um curso. Ela aceitou, claro, e assim se tornou sommelier. Gostou tanto que na sequencia fez curso de chefe de cozinha. Como eu disse ela comia e bebia bem todos os dias. E apesar de ser muito magra começou uma academia para manter o peso e a saúde.

Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

Na academia começou a observar homens e mulheres com corpos esculpidos por conta de muita malhação e alimentação balanceada. Acabou sendo convidada para assistir uma competição de fisiculturismo no Rio de Janeiro e se encantou. Decidiu que queria ser atleta mas como é magra não poderia ser da categoria Wellnees ( como aquelas panicats da TV, sabe?).Só que um técnico disse que ela poderia ser da categoria bikini fitness.

Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

A Vanessa voltou do evento decidida a mudar. Como chefe de cozinha ela já estava trabalhando com comidas fitness, conseguiu patrocínio de uma academia a  AcquaFitness, em Curitiba, e procurou a Carol Crozeta que é campeã mundial  pela categoria Toned da NAbba  e hoje ajuda a preparar outros atletas.

Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

E assim ela começou a verdadeira mudança. A Vanessa que comia as melhores comidas e bebia os melhores vinhos e que adorava fritura teve que cortar TUDO. Nada de açúcar, farinha branca, leite e derivados e uma hora de exercício pesado todos os dias. “Nos primeiros 15 dias eu surtei, chorava por falta de doce. Tive que cortar o açúcar inclusive da fruta e pensei até em desistir”. Só que ela não desistiu e em 4 meses participou do Sul Brasileiro. Não levou o prêmio mas ganhou a certeza de que esse é o caminho que ela quer seguir. “Adorei participar da competição. Me senti feliz e realizada e olha que em cima do palco mesmo são só 2 minutos”.

Vanessa Hartmann-Partiu Plano B

Ela sonha alto mas com os pés no chão. Para custear a vida de atleta tem uma lanchonete com comida fitness na academia em que treina, mas não come quase nada do que vende. A rotina de uma bikini fitness exige 7 refeições por dia, tudo pesado em gramas. Isso todos os dias, não tem folga. A Vanessa me disse que leva marmita pra todo lado e quando dá o horário tem que comer e pronto. Família e amigos não entendem muito bem todo esse sacrifício, mas o noivo dela, que não é atleta, dá a maior força e faz a mesma alimentação da noiva. Com isso emagreceu 40 quilos, isso mesmo 40 quilos. Só com dieta e exercício hein? A Vanessa se tornou atleta e conquistou o corpo que queria. “O corpo que tenho hoje aos 29 eu não tinha quanto estava com 18. Estou muito feliz,”

Plano para o futuro? Ser campeã mundial, é claro. Com toda essa disciplina eu não duvido viu?

 

Dicas da Vanessa:

-Não desista mesmo que as pessoas digam que não vai dar certo. Corra atrás do seu sonho porque é só você que consegue. Eu sofro muito porque as pessoas não entendem que eu não posso comer  nem um brigadeiro em uma festa

-É um esporte caro, no meu caso, eu tenho a lanchonete na academia e alguns patrocínios. Não adianta não ter de onde tirar. Você tem que ir no seu Plano B mas ter um pézinho sabendo de onde vai tirar o sustento

-Não é fácil a disciplina de atleta. As veze me dá saudade de não ter obrigação de ir na academia. Tenho que acordar 7h30 da manhã  inclusive sábado e domingo para comer, tenho que dormir as 8 da noite. Tomar suplemento antes de dormir.  Preciso de dieta, de treino e de sono. Disciplina é essencial!

 

www.facebook.com/vanessahartmannbikinifitness

Deixe um comentário