O André e a Marina Brik decidiram trabalhar em casa, mas durante muitos anos tiveram que enfrentar trânsito, bater cartão e se manter em empregos que, segundo eles, eram tediosos, abusivos e sem futuro. Mas em 2003 e 2006 cada um deles pediu as contas para abrir uma empresa em casa. No começo eles confessam que trabalhar em casa foi bem difícil. "A gente se distraía, se sentia isolado, a família não compreendia e não era sempre que tinha trabalho... Mas com o tempo – e muita pesquisa – a gente foi resolvendo todos os problemas do home office, um por um". Transformaram a experiência de trabalhar em casa em um método que virou um curso, quatro livros, diversas palestras e entrevistas, como essa para o Partiu Plano B. A Marina e o André têm algumas dicas que consideram importantes para você que decidiu trabalhar em casa, ter um home office. E eles também criaram cursos que têm ajudado muita gente a empreender em casa.
É muito importante contar com a experiência anterior antes de partir para o seu home office. Este conhecimento que você adquiriu vai ser super útil quando tiver seu próprio escritório e ainda lhe garante mais segurança e confiança.
Se o orçamento permitir, já inicie seu home office com móveis específicos para escritório. Eles seguem normas de ergonomia para que você não sofra com danos à saúde no futuro. Caso não consiga investir logo no início, separe um valor mensalmente para poder adquirir os móveis aos poucos.
Não é porque você trabalha em casa que deve ficar de pijama o dia todo! Tenha em mente que é importante manter a atitude profissional. Assim, você trabalha mais motivado e confiante.
Planejamento financeiro é chato, mas é necessário. Anote os gastos do seu escritório para poder separar o que é da casa e o que é do trabalho. Muito importante: gaste menos do que ganha. Também é fundamental poupar para o futuro (cerca de 10% ao mês).
Trabalhando em casa você fica mais perto da família. Porém, é preciso manter o foco no trabalho durante o horário comercial. Se seus filhos forem maiores, estabeleça regras e horários. Vale até fazer uma sinalização para colocar na porta do escritório ou na sua cadeira (pedindo silêncio ou mostrando que está no trabalho). Se as crianças forem menores, vale contratar uma babá ou pedir ajuda a outra pessoa.
O isolamento é um dos grandes desafios do home office, ainda mais no início. Você estava acostumado a trocar uma ideia com os colegas, dar umas risadas no cafezinho, almoçar com companhia. De repente, voo solo. Mas não tem problema. Só não se esqueça de circular. Marque um almoço ou café com um amigo, participe de palestras e encontros na sua área. Isso também vai ajudar você a se manter atualizado e aumentar seu networking. Até uma ida à padaria ou à banquinha de revistas está valendo.
Sempre refira-se ao seu home office como escritório, não como casa. Afinal de contas, é lá onde você trabalha. A palavra correta reforça a atitude profissional para você e seus clientes. Por exemplo: "assim que eu chegar no escritório, entro em contato".
Você trabalha em casa mas não está imune ao estresse. Lembre-se do seguinte nos momentos de tensão: respire fundo, faça uma pausa de 5 minutos, visualize o melhor cenário, dê uma volta na quadra. Com as ideias no lugar, retome o trabalho.
A tentação está muito próxima de você, a poucos passos. Por isso, aproveite o fato de estar trabalhando em casa para melhorar sua alimentação. Então, abasteça sua casa-escritório com frutas, iogurtes, barras de cereais. É uma chance até de perder aqueles quilinhos a mais.
A TV está logo ali, a cama também. O vizinho chamou e quer bater um papinho. Cuidado com essas armadilhas do home office. Claro que você pode dar uma relaxada nos intervalos, mas lembre-se de que o compromisso com o trabalho é mais importante durante o horário do expediente. www.gohome.com.br
Foto: Franciele Correa